Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Juntos Somos Coimbra quer inverter perda demográfica do concelho

O líder da coligação Juntos Somos Coimbra, José Manuel Silva, entregou hoje a candidatura que junta sete partidos no Tribunal, querendo inverter o ciclo "de declínio e perda demográfica" do concelho e incutir uma "nova aceleração" para a cidade.

Juntos Somos Coimbra quer inverter perda demográfica do concelho
Notícias ao Minuto

14:55 - 02/08/21 por Lusa

Política Autárquicas

"É uma lista de pessoas de reconhecida qualidade para podermos ganhar as eleições e fazermos a diferença na gestão da Câmara, abrirmos a Câmara à participação das pessoas, unirmos a cidade e as instituições da cidade, governando em conjunto com a Universidade de Coimbra, o Instituto Politécnico, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, para que todos puxemos a cidade para cima e invertamos este ciclo de declínio e perda demográfica", afirmou José Manuel Silva, que falava aos jornalistas após a entrega das listas no Tribunal.

O antigo bastonário da Ordem dos Médicos e atual vereador eleito em 2017 pelo movimento Somos Coimbra lidera a coligação que agrega PSD, CDS-PP, Nós, Cidadãos!, PPM, Volt, RIR e Aliança (os elementos do movimento independente integram as listas através do partido Nós, Cidadãos!).

Para José Manuel Silva, há vontade da candidatura instituir "um ritmo novo, uma nova aceleração [à cidade]", desburocratizando a Câmara de Coimbra e desenvolvendo de forma sustentável o concelho.

O candidato realçou que a reindustrialização da cidade de Coimbra será uma das propostas "mais urgentes" para a cidade, que "continua a perder população", apontando para os Censos 2021, em que o concelho registou uma perda de 1,8% da população face a 2011.

"O mais urgente é reindustrializar a cidade, com indústrias sustentáveis, atrair investimento, trazer empresários e dinâmica económica, porque isso reflete-se em todos os outros setores da sociedade", salientou.

Questionado sobre qual a estratégia para as freguesias rurais ou periurbanas, onde o PS obteve melhores resultados em 2017, José Manuel Silva disse que o seu projeto propõe um reforço de meios e financiamento às freguesias, esperando, com as listas agora formadas, crescer "significativamente" fora da zona urbana de Coimbra.

Na lista candidata à Câmara de Coimbra, o diretor da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, Francisco Veiga, ocupa o lugar de vice-presidente, seguindo-se a atual vereadora eleita pelo movimento independente, Ana Bastos, e o presidente da concelhia do PSD, Carlos Lopes.

A liderar a lista da coligação à Assembleia Municipal estará a eurodeputada do PSD e presidente da Juventude do Partido Popular Europeu, Lídia Pereira.

Nas últimas eleições, o PS conquistou cinco mandatos na vereação, a coligação PSD/CDS-PP/MPT/PPM conseguiu três, o movimento Somos Coimbra alcançou dois e a CDU um.

Para além de José Manuel Silva, concorrem o atual presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado (PS), Francisco Queirós (CDU), Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra), Miguel Ângelo Marques (Chega) e Filipe Reis (PAN).

Leia Também: Hoje é o último dia para entrega das listas de candidatos às autárquicas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório