Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 26º

Mamona é prata. Figuras da política felicitam a vice-campeã olímpica

Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa e Rui Rio entre as personalidades que marcaram o feito da triplista nacional em Tóquio.

Mamona é prata. Figuras da política felicitam a vice-campeã olímpica
Notícias ao Minuto

09:15 - 02/08/21 por Notícias ao Minuto

Política Tóquio'2020

Patrícia Mamona conquistou, este domingo, a segunda medalha para Portugal nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Depois do bronze de Jorge Fonseca no judo, foi a vez de a atleta do Sporting assegurar a prata na final do triplo salto.

A triplista de 32 anos assinou uma prova perto da perfeição, tendo, inclusive, batido o recorde nacional (que era da própria) por duas vezes: primeiro, com a marca de 14,91 metros, e depois, com a de 15,01 metros.

Este marco não passou obviamente em branco e muitas foram as figuras políticas nacionais que felicitaram Patrícia Mamona pela sua conquista - em nome de Portugal. 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, telefonou a Patrícia Mamona para a felicitar por "mais um triunfo por Portugal". Numa nota publicada no portal da Internet da Presidência da República, Marcelo realça que, "além de confirmar as expectativas que todos tinham sobre o seu momento de forma, bateu o recorde nacional no triplo salto feminino".

O orgulho de uma nação foi (também) mostrado no Twitter por António Costa. "Felicito a atleta Patrícia Mamona pela medalha de prata em #Tokyo2020  no triplo salto. Uma prova incrível, um novo recorde nacional e mais uma demonstração de enorme superação", começou por apontar o primeiro-ministro.

"Um resultado que muito nos orgulha e que dá a #Portugal a 2ª medalha nestes @JogosOlimpicos. Parabéns!"

Rui Rio, presidente do PSD, também deixou as felicitações a Mamona com um "Muito bem! Parabéns" à agora vice-campeã olímpica. 

Francisco Rodrigues dos Santos, líder do CDS-PP, socorreu-se também das redes sociais para felicitar a atleta portuguesa, começando por recordar que "Patrícia Mamona conquistou a medalha de prata para Portugal e bateu o recorde nacional no triplo salto!"

"Uma patriota e atleta extraordinária que para além de conquistar mais uma medalha para Portugal, atingiu também um histórico registo acima dos 15 metros! Parabéns, Patrícia. Um orgulho para Portugal. Obrigado!", partilhou o centrista. 

Catarina Martins foi outra das líderes partidárias a felicitar a triplista. Com uma foto de um dos saltos de Patrícia Mamona, a coordenadora do Bloco de Esquerda escreveu apenas: "E como voa".

José Ribeiro e Castro, deputado pelo CDS-PP, assinalou a atleta "fantástica" que é a medalhada de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio. "Uma atleta de eleição, um orgulho para os portugueses", considerou, no Facebook. 

Ana Catarina Mendes, Presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista, também quis prestar uma homenagem à atleta nacional. No Facebook escreveu "Parabéns Campeã!!"

José Gusmão, do Bloco de Esquerda, frisou que "Patrícia Mamona está empenhada numa sessão intensiva de bullying ao recorde nacional... que já era dela".

"Nem sempre carreiras desportivas extraordinárias têm a sorte de juntar a glória olímpica. De campeã universitária norte-americana, a recordista nacional e campeã europeia indoor e outdoor, agora aos 32 anos a mais que merecida medalha olímpica", apontou. 

Isabel Moreira, deputada pelo PS, foi uma das que não esqueceu este feito e fez questão de o marcar nas redes sociais. "A voadora mais linda do mundo. Parabéns, Patricia Mamona", escreveu. 

Leia Também: As imagens que Portugal aguardava. Patrícia Mamona recebeu a prata

Recomendados para si

;
Campo obrigatório