Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Governo reitera apelo a PS sobre infraestruturas prioritárias

O secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações saudou hoje a disponibilidade de todos os partidos para discutir as infraestruturas prioritárias, voltando a apelar ao PS para participar no debate rumo ao consenso.

Governo reitera apelo a PS sobre infraestruturas prioritárias
Notícias ao Minuto

17:24 - 26/02/14 por Lusa

Política Secretário de Estado

"Nós faremos, obviamente, as reuniões que estão agendadas com todos os grupos parlamentares que se mostraram disponíveis para esse diálogo - o PSD, o CDS, o PCP, o PEV e o BE. Estão disponíveis para discutir connosco aquele plano com sendo um documento de partida para o consenso", afirmou Sérgio Monteiro, após debate em sessão plenária da Assembleia da República sobre profissão de auditor de segurança rodoviária.

O Ministério da Economia já recebeu confirmações de todas as forças políticas com assento parlamentar para o encontro, mas os socialistas pediram esclarecimentos adicionais.

"Saudamos esta iniciativa e reiteramos o apelo para que o PS aceite discutir connosco, mesmo que tenhamos algumas divergências de partida. É normal no debate político", continuou.

Em causa estão as denominadas infraestruturas de elevado valor acrescentado e as sugestões do grupo de trabalho, apresentadas no final de janeiro, a definir 30 projetos de obras públicas até 2020, num investimento com recurso aos fundos comunitários que totaliza os 5.103.8 milhões de euros, sobretudo em transportes terrestres e marítimos - melhorias ou construção de portos, ferrovias e troços de estrada ou autoestrada.

"Todos os partidos são unânimes em considerar que este quadro comunitário, este envelope financeiro, é provavelmente uma das últimas oportunidades que temos para contribuir para a coesão do país relativamente à média de desenvolvimento da União Europeia. Abrange oito anos, mais que duas legislaturas. É normal que queiramos ter todos à mesma mesa", disse ainda Sérgio Monteiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório