Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Parlamento recomenda reforço de profissionais de saúde em Mourão

A Assembleia da República recomendou ao Governo o reforço de profissionais na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Mourão, no distrito de Évora, que "dispõe de apenas um médico e dois enfermeiros".

Parlamento recomenda reforço de profissionais de saúde em Mourão
Notícias ao Minuto

11:17 - 27/07/21 por Lusa

Política Évora

Esta recomendação partiu de um projeto de resolução apresentado pelo Bloco de Esquerda (BE) e aprovado pelos deputados da Comissão de Saúde, com a abstenção da Iniciativa Liberal, revelou hoje à agência Lusa fonte do grupo parlamentar bloquista.

Segundo o projeto de resolução, a UCSP de Mourão tem "2.533 utentes inscritos" e, "muito devido às questões demográficas da região que serve, conta com cerca de 45,07% de idosos nas suas listas".

"Uma das questões mais preocupantes é o acesso destes utentes a médico de família", uma vez que, dos 2.533 utentes inscritos, "39,56% não tem acesso a médico de família", pode ler-se no documento.

Para o BE, esta situação acontece porque, apesar de contar com "um número substancial de utentes inscritos", a valência dispõe "apenas de um médico, dois enfermeiros, dois secretários clínicos e dois assistentes operacionais".

Este número de profissionais, "além de manifestamente insuficiente, é também um fator de risco para o funcionamento normal da unidade de saúde", de acordo com a resolução aprovada no parlamento.

"Em caso de baixa médica de algum profissional ou de um imprevisto, a unidade rapidamente entra em situação de escassez de recursos humanos, como já tem acontecido", pode ler-se.

A resolução aprovada pelos deputados recomenda ao Governo que proceda à contratação de mais profissionais para a UCSP de Mourão.

No mínimo, é preciso mais um médico de medicina geral e familiar para garantir o acesso de todos os utentes a médico de família.

"A resposta à população começa nos cuidados de saúde primários e a falta de profissionais neste nível de cuidados repercute-se em falhas de resposta à população em funções como a vigilância do estado de saúde dos utentes e a prevenção da doença", argumentou o BE, no documento.

A UCSP de Mourão, que faz parte do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Alentejo Central, possui, além da sede em Mourão, dois polos nas freguesias de Granja e da Luz.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório