Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Iniciativa Liberal exige desconfinamento já em agosto

João Cotrim Figueiredo aproveitou a audição com Marcelo Rebelo de Sousa para defender que o país deve acelerar o regresso à normalidade.

Iniciativa Liberal exige desconfinamento já em agosto

A Iniciativa Liberal (IL) defende que o desconfinamento deve avançar já no início de agosto e não no final do verão, como apontou há uns dias o Primeiro-ministro.

Depois de ter sido recebido pelo Presidente da República, o líder do partido, João Cotrim Figueiredo, assinalou que, neste momento, "Portugal tem a obrigação de colocar a liberdade à frente da segurança".

"Reconhecemos que Portugal está a entrar numa fase nova, numa fase diferente, à semelhança de todos os países europeus, em que o vírus se está a tornar endémico", começou por afirmar, à saída da audição com Marcelo Rebelo de Sousa, defendendo que o país deve "desconfinar muito mais rapidamente do que o Governo pretende fazer. Não seria a seguir ao verão, mas já no início de agosto, se os dados de amanhã do Infarmed confirmarem as nossas expectativas."

Enumerando os danos que as restrições têm causado na economia e na saúde mental, o presidente do IL apontou que o confinamento está a "causar muito mais danos do que deveria" e insistiu, por isso, em "preparar um desconfinamento muito mais próximo".

"Temos de voltar a viver mais normalmente porque isso está a afetar a economia e a saúde das pessoas", concluiu.

O Presidente da República está, esta segunda-feira, a receber os partidos políticos com assento parlamentar. Os encontros se estendem-se até quarta-feira.

[Notícia atualizada às 15h18]

Leia Também: Presidente da República começa hoje a ouvir os partidos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório