BE diz que relatório do Novo Banco tem "falhas por erro e por omissão"

Mariana Mortágua diz que o relatório preliminar tem falhas por erro e por omissão e acusa-o de parcialidade relativamente à venda do Novo Banco ao Lone Star.

Mariana Mortágua Bloco de Esquerda

© Getty Imagens

Notícias ao Minuto
23/07/2021 13:11 ‧ 23/07/2021 por Notícias ao Minuto

Política

Comissão Inquérito

A deputada do Bloco de Esquerda (BE) Mariana Mortágua disse, esta sexta-feira, que o relatório preliminar da comissão de inquérito do Novo Banco, escrito pelo deputado socialista Fernando Anastácio, tem falhas por erro e por omissão e acusa-o de parcialidade relativamente à venda do Novo Banco ao Lone Star.

"Gostaríamos de assinalar que este relatório tem falhas. Falhas por erro e falhas por omissão. Este relatório padece de uma parcialidade evidente no que toca à intervenção do Governo sobretudo no processo de venda do Novo Banco ao Lone Star", disse a deputada do BE, na Assembleia da República, em declarações transmitidas pela RTP3. 

Mariana Mortágua sublinha, contudo, que o relatório foi feito num "curto período" de tempo, destacando que se trata de um relatório muito "complexo". 

Deste modo, o Bloco vai apresentar "cerca de 60 alterações às conclusões do relatório", anunciou a deputada Mariana Mortágua, que assentam em três pontos: "a forma como foi feita a resolução prejudicou o valor do banco; em segundo lugar, ao aceitar uma venda naquelas condições, o Governo desprotegeu o interesse público e, em terceiro lugar, a gestão do banco contribuiu para maximizar as perdas para os contribuintes". 

Os partidos têm até às 15h desta sexta-feira para apresentarem as suas propostas de alteração à versão preliminar do relatório final da comissão, estando a discussão e votação final do documento previstas para segunda e terça-feira da próxima semana.

Leia Também: Novo Banco. Relatório preliminar "não tem emenda", diz o PSD

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas