Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Protestos em Cuba. "É preciso muito desespero e muita coragem"

Ana Gomes criticou que as manifestações pacíficas deste domingo tenham sido reprimidas pelas autoridades cubanas.

Protestos em Cuba. "É preciso muito desespero e muita coragem"
Notícias ao Minuto

21:14 - 12/07/21 por Notícias ao Minuto

Política Cuba

A antiga eurodeputada Ana Gomes comentou, esta segunda-feira, no Twitter, a manifestação pacífica de milhares de cubanos que saíram, este domingo à rua, em dezenas de cidades, visivelmente agastados com a crise económica que o país atravessa.

A socialista começa por salientar, na publicação, que “é preciso muito desespero e muita coragem para os cubanos virem para a rua protestar” contra um governo como o de Cuba, acrescentando que “só gente muito reacionária não entende e não apoia quem protesta”.

Para Ana Gomes, “o embargo americano tem funcionado como seguro de vida do regime opressor do povo cubano”, mas “basta!”.

Recorde-se que este domingo teve lugar em Cuba uma manifestação sem precedentes com milhares de pessoas, espalhadas por dezenas de cidades do país. A população está revoltada com o estado a que chegou Cuba. A crise económica agravou a escassez de alimentos e de medicamentos e obrigou o governo a cortar a eletricidade várias horas por dia.

Apesar de se tratar de um protesto pacífico, as forças de segurança entraram em confronto com os manifestantes e fizeram várias dezenas de detenções.

Já o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, exortou os seus apoiantes a saírem à rua prontos para o “combate”, em resposta às manifestações que aconteceram em vários pontos do país.

Leia Também: UE pede a Cuba para "escutarem" insatisfação dos manifestantes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório