Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

Telmo Correia afasta debate sobre questões internas nas jornadas do CDS

O presidente do grupo parlamentar do CDS-PP, Telmo Correia, afastou hoje a possibilidade de discussão de questões internas do partido nas jornadas da próxima semana, indicando que esses assuntos são debatidos nos locais próprios.

Telmo Correia afasta debate sobre questões internas nas jornadas do CDS
Notícias ao Minuto

18:13 - 09/07/21 por Lusa

Política CDS

As jornadas parlamentares do CDS-PP decorrem na segunda e na terça-feira, em São João da Madeira (distrito de Aveiro), com o tema "Soberania e Recuperação de Portugal" e, entre as iniciativas previstas, está um jantar em que serão abordados "Os desafios da oposição" e o orador convidado será o eurodeputado do CDS-PP, Nuno Melo.

Em declarações aos jornalistas na Assembleia da República, o presidente do grupo parlamentar centrista disse que convidou pessoalmente Nuno Melo, "até numa lógica de integração e de colaboração entre os vários representantes políticos do CDS".

Questionado se as questões internas, como a oposição à direção do partido, poderão ser também temas abordados, o líder parlamentar afirmou que "o debate é sobre oposição no país, é isso que preocupa o grupo parlamentar do CDS".

E salientou que "as questões internas, e todas as questões internas, são discutidas nos fóruns internos e não no fórum das jornadas parlamentares".

"E eu serei absolutamente rigoroso e escrupuloso, eu distingo o que é uma discussão interna, na qual não estou inibido nem tenho nenhuma limitação, daquilo que é a função institucional do grupo parlamentar a que presido e que, desse ponto de vista, tem uma relação institucional e de lealdade absoluta com o partido e com todos os outros órgãos do partido", frisou Telmo Correia.

De acordo com o programa disponibilizado aos jornalistas, as jornadas arrancam com uma visita a uma fábrica de lápis e um almoço-debate sobre "Jornalismo e política na era das redes sociais".

Depois, ao início da tarde, o presidente do grupo parlamentar, Telmo Correia, faz a abertura das jornadas, seguindo-se um painel sobre "Soberania, segurança e investigação criminal".

A moderação deste painel, que acontece alguns dias depois do debate que decorreu hoje no parlamento em torno da proposta do Governo que define a passagem das competências policiais do SEF para a PSP, GNR e Polícia Judiciária, caberá ao ex-líder parlamentar do CDS Nuno Magalhães, que foi também secretário de Estado da Administração Interna.

Falando hoje aos jornalistas, o atual líder parlamentar criticou a aprovação deste diploma na generalidade, apontando que "o parlamento tomou uma decisão lamentável", que classificou como um "autêntico crime contra a segurança nacional", e reiterou que nas áreas da soberania e da segurança o "Governo tem estado muito mal" e "há um descrédito muito grande do Governo e, em particular, do ministro da Administração Interna".

Já na terça-feira, as jornadas parlamentares arrancam com um painel sobre "Recuperação económica", moderado pelo deputado e candidato à presidência da Câmara Municipal de São João da Madeira, João Almeida.

Estas são "duas matérias que concentrarão muito a nossa atenção e eventualmente também a nossas iniciativas no regresso dos trabalhos parlamentares, em setembro", sublinhou Telmo Correia.

O encerramento das jornadas, pelas 12:00, caberá ao líder parlamentar, juntamente com o presidente do partido, Francisco Rodrigues dos Santos.

Telmo Correia assinalou que Aveiro é um "distrito onde o CDS sempre foi forte e importante, onde tem a presidência de três câmaras municipais", e destacou também que o colega de bancada João Almeida, que "teve um empenhamento especial na organização das jornadas", é candidato à presidência do município de São João da Madeira.

Leia Também: Alterações ao 'Ticão' propostas pelo Governo viabilizadas na generalidade

Recomendados para si

;
Campo obrigatório