Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Aveiro. PSD aceita dialogar sem abdicar de renovar candidatos às junta

A concelhia de Aveiro do PSD manifestou-se hoje "aberta ao diálogo" na formação das listas às eleições autárquicas, que afirma ser da sua competência, mas insiste na renovação das candidaturas às freguesias.

Aveiro. PSD aceita dialogar sem abdicar de renovar candidatos às junta
Notícias ao Minuto

12:13 - 05/07/21 por Lusa

Política Autárquicas

A abertura ao diálogo é assumida num comunicado alusivo à decisão do Conselho de Jurisdição Nacional do PSD, que considerou não ter suporte estatutário a pretensão do presidente da distrital, Salvador Malheiro, de avocar o processo das autárquicas de Aveiro, devido às divergências entre o presidente da Câmara, Ribau Esteves, e o presidente da concelhia, Vítor Martins.

"Não obstante os episódios nefastos para o partido e o facto de que, até à data, o presidente da distrital nunca ter tido qualquer gesto de aproximação com a CPS com vista ao diálogo, como se havia comprometido, manifestamos toda a abertura para o diálogo, caso assim o entenda", afirma a concelhia em comunicado.

No entanto, aquele órgão partidário insiste em querer "candidaturas revigoradas", nomeadamente às juntas de freguesia, onde vários dos atuais autarcas apoiaram outra lista nas eleições internas para a comissão política de secção.

Vítor Martins, atual presidente daquele órgão concelhio, teve de enfrentar nessa disputa eleitoral interna o atual presidente da Junta de Freguesia de Oliveirinha, Firmino Ferreira, tendo conseguido a sua reeleição por uma diferença de 39 votos.

"No que diz respeito às listas candidatas às Assembleias de Freguesia, e como tinha sido prometido aos aveirenses, irá verificar-se a renovação de vários candidatos. As instituições devem regenerar-se e esta será seguramente uma mudança de ciclo fundamental, com novos rostos empreendedores, com vontades e soluções inovadoras (...)", garante.

O comunicado sublinha que "o Conselho de Jurisdição Nacional veio dar razão à comissão política de secção, demonstrando e decidindo claramente sobre a violação das normas estatutárias infringidas pela distrital do PSD" de Aveiro.

No acórdão do Conselho de Jurisdição Nacional do PSD, foi deliberado "considerar procedente, por provado, o pedido de impugnação e arguição de desconformidades com os Estatutos do PSD, apresentado pelos militantes Vítor Manuel da Silva Martins e outros, contra a CPD/PSD Aveiro", transcreve o comunicado da comissão política de secção liderada por Vítor Martins.

A coligação PSD/CDS-PP/PPM apoia a recandidatura de Ribau Esteves à Câmara de Aveiro, disputando as próximas eleições autárquicas com Manuel Sousa (PS/PAN), Miguel Viegas (CDU) e Nelson Peralta (BE).

Nas eleições autárquicas de 2017 o PSD ganhou a Câmara com 48,52% dos votos e seis mandatos, o PS obteve 30,97% dos votos e três mandatos, enquanto o Bloco de Esquerda ficou em terceiro, com 6,81% sem nenhum vereador eleito.

Leia Também: Autarca de Arraiolos recandidata-se pela CDU para tentar 3.º mandato

Recomendados para si

;
Campo obrigatório