Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Candidato da CDU à Câmara de Machico defende "mudança de políticas"

O candidato da CDU à Câmara Municipal de Machico, na Madeira, Pedro Carvalho, defende uma "mudança de políticas em prol do desenvolvimento" e critica o atual executivo camarário, liderado pelo PS, acusando-o de ser idêntico aos do PSD.

Candidato da CDU à Câmara de Machico defende "mudança de políticas"
Notícias ao Minuto

20:43 - 23/06/21 por Lusa

Política Autárquicas

"Tanto com o PSD como com o PS, o que verificámos foi encerramento de serviços públicos, saídas de jovens do concelho à procura de melhores condições de vida e de oportunidades de trabalho, o desemprego aumentou, o rendimento das famílias diminuiu e tudo praticamente piorou", disse, na apresentação da candidatura.

O que diferencia PS e PSD, defendeu, "é só o 'd', nada mais".

"Quando estão no governo, a forma de governar é igual", acrescentou.

Pedro Carvalho é natural da freguesia do Porto da Cruz, uma das cinco que compõem o concelho, tem 58 anos, é técnico de telecomunicações e militante do PCP desde a década de 80 do século passado, desempenhado também funções de dirigente sindical na União dos Sindicatos da Madeira (USAM).

"A CDU é boa para lutar e é boa para resolver, mas também deve ser boa para receber os votos das pessoas", declarou, salientando que o que está em causa no concelho de Machico não é a "mudança de caras", nem a "guerra de poleiros", mas sim a "mudança de políticas em prol do desenvolvimento e do povo".

O cabeça de lista da Coligação Democrática Unitária (que integra o PCP e o PEV) considerou ainda que "os tachos e a burocracia" imperam na autarquia de Machico e afirmou que o executivo camarário tem por hábito desaparecer durante os "quatro anos de reinado", para depois reaparecer em véspera de eleições com "almoços grátis, cabazes e cantos de sereia".

"É necessário e urgente um novo rumo para Machico", disse, realçando que o município não pode ser deixado "na miséria e sem investimento".

O atual executivo municipal de Machico, concelho localizado na zona leste da ilha da Madeira, é composto por quatro eleitos do PS, incluindo o presidente Ricardo Franco, e três do PSD sem pelouros.

O município tem 21.828 habitantes (Censo 2011) e ocupa uma área de 68,31 quilómetros quadrados, sendo constituído pelas freguesias de Machico, Caniçal, Porto da Cruz, Santo António da Serra e Água de Pena, onde predominam as atividades ligadas às áreas ao turismo, comércio, restauração e serviços de hotelaria, bem como agricultura e pesca.

As eleições autárquicas ainda não têm data marcada, mas por lei, têm de realizar-se em setembro ou outubro.

Em Portugal há 308 municípios (278 no continente, 19 nos Açores e 11 na Madeira) e 3.092 juntas de freguesia (2.882 no continente, 156 nos Açores e 54 na Madeira).

Leia Também: CDU quer nova ponte sobre o Tejo e aeroporto de Lisboa em Alcochete

Recomendados para si

;
Campo obrigatório