Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

PSD quer que se possa obter certificado verde nos centros de vacinação

Objetivo é permitir que o maior número de pessoas possível obtenha este certificado quando completa o esquema vacinal.

PSD quer que se possa obter certificado verde nos centros de vacinação
Notícias ao Minuto

18:32 - 17/06/21 por Notícias ao Minuto

Política Covid-19

O Grupo Parlamentar do PSD entregou esta quinta-feira um projeto de resolução em que recomenda ao Governo a colocação de balcões de apoio à obtenção de certificado verde digital nos centros de vacinação.

A ideia é permitir que o maior número de pessoas possível obtenha este certificado quando completa o esquema vacinal, de forma a que se possa ter um retrato mais próximo da realidade do país em relação à pandemia.

No documento, a que o Notícias ao Minuto teve acesso, o PSD assinala que "assistiu com agrado ao anúncio da possibilidade de substituir o Certificado Verde Digital como forma de acesso aos eventos de natureza familiar, cultural ou desportiva" em vez dos testes à Covid-19.

Agora, "uma vez que o pedido de Certificado Verde Digital é exclusivamente feito por meios eletrónicos e estando muitos portugueses ainda limitados no acesso aos mesmos", os sociais democratas propõem a criação de balcões de apoio, com pessoas qualificadas que possam dar a devida assistência à obtenção dos certificados.

"E, estando ainda a decorrer a vacinação, organizada em centros que reúnem milhares de pessoas, sugerimos que cada centro de vacinação possa ter um balcão onde os cidadãos vacinados possam adquirir o seu certificado", acrescenta o PSD.

Ainda assim, o grupo parlamentar diz que "será inapropriado" implementar esta medida ao nível do poder local porque nem todas as autarquias "têm a mesma capacidade financeira" e "esta não pode ser uma situação que deva ser aproveitada em contexto eleitoral".

Assim, o PSD considera que é "função do poder central garantir este serviço e que a sua operacionalização estará facilitada associada ao decorrente processo de vacinação".

Leia Também: Certificado digital dispensa apresentação de teste negativo em eventos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório