Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

Socialistas continuam a escolher novo líder do partido na 6.ª-feira

Cerca de 62 mil socialistas vão votar de forma presencial na sexta-feira e no sábado para escolherem o secretário-geral do PS, num ato eleitoral que começou no passado dia 11 por via eletrónica.

Socialistas continuam a escolher novo líder do partido na 6.ª-feira
Notícias ao Minuto

17:55 - 17/06/21 por Lusa

Política PS/Congresso

Além da eleição do novo secretário-geral, que é disputada entre o atual líder, António Costa, e o dirigente socialista Daniel Adrião, os militantes, simpatizantes registados neste partido e membros da Juventude Socialista com mais de 18 anos estão ainda eleger cerca de 1300 delegados ao Congresso Nacional do PS, que está marcado para os dias 10 e 11 de julho.

Um congresso que, por causa da pandemia da covid-19, se realizará em 13 locais distintos do país e em espaços que terão de assegurar o cumprimento das normas de distanciamento social impostas pela Direção Geral da Saúde (DGS).

Segundo fonte socialista, por via eletrónica, na passada sexta-feira, votaram já mais de 15 mil inscritos, o que representa uma taxa de participação na ordem dos 25%.

Quem não recorreu à votação eletrónica, por eventual problema técnico, ou por opção, vai ter a oportunidade de votar presencialmente na sexta-feira e no sábado, consoante a federação a que o militante ou simpatizante registado pertence.

Esta sexta-feira vão votar de forma presencial os socialistas das federações dos Açores, Aveiro, Baixo Alentejo, Bragança, Évora, Área Urbana de Lisboa (FAUL), Oeste, Leiria, Madeira, Portalegre, Viana do Castelo e Vila Real.

No sábado, último dos dois dias de votação presencial, votam os socialistas das federações do Algarve, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Porto, Santarém, Setúbal e Viseu.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Comissão Organizadora do Congresso (COC), o deputado Luís Graça, disse que "os cadernos eleitorais vão estar nas secções do PS, assinalando quem já votou eletronicamente".

"Fechada a urna, o presidente de cada secção - só ele tem conhecimento do resultado da votação eletrónica da sua secção - fará a ata com o somatório da votação eletrónica e em urna", explicou Luís Graça.

Na sexta-feira passada, num balanço sobre o dia de eleição por via eletrónica do líder e dos delegados à reunião magna do PS, o presidente da COC defendeu que o ato eleitoral "decorreu com toda a normalidade e com todo o sucesso".

"Foi uma grande festa da democracia interna do PS. O PS provou ser um partido moderno, preparado e que não teme as novas tecnologias", declarou Luís Graça, também presidente da Federação do Algarve do PS.

De acordo com a COC, que tem uma comissão de acompanhamento do voto eletrónico, a plataforma tecnológica revelou-se "robusta e com níveis de segurança de alto nível, que garantindo a confidencialidade, a segurança e o anonimato".

Em relação à taxa de participação ao longo do dia de hoje, a COC concluiu que "foram superadas todas as expectativas", razão pela qual se entende que "esta é uma solução para continuar".

Leia Também: PSD responsabiliza PS por "vinte anos perdidos" na economia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório