Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

"Temos de ter discriminações positivas para as cidades do Interior"

O líder do PSD considerou que o debate sobre a regionalização do país tem de regressar à discussão política.

"Temos de ter discriminações positivas para as cidades do Interior"
Notícias ao Minuto

11:36 - 16/06/21 por Notícias ao Minuto

Política Rui Rio

Rui Rio, presidente do PSD, defendeu, esta quarta-feira, que é necessário mais investimento no Interior do país. 

"Temos de ter discriminações positivas para as cidades do Interior porque, senão, que país queremos nós ter daqui a 40 ou 50 anos?", afirmou o líder social-democrata, em declarações aos jornalistas, durante uma visita a Elvas. 

Sobre a coesão territorial do país, Rui Rio sublinhou também que há dois passos essenciais que têm de ser dados: "Temos de desconcentrar e descentralizar"

"Desconcentrar quer dizer que não podemos ter tudo no mesmo sítio do país, sendo que está quase tudo em Lisboa, como sabemos. (...) Descentralizar quer dizer que temos de transferir alguma capacidade de decisão [para vários pontos do país]", esclareceu. 

Sobre a regionalização, o presidente do PSD recordou que este é "um debate que o país já fez e que depois parou", mas que "terá de ser trazido outra vez"

"Com ou sem regionalização, tem de haver uma forma de equilibrarmos Portugal como um todo. Portugal não é meia dúzia de quilómetros quadrados no litoral, em torno de Lisboa ou do Porto", argumentou, lembrando que nos países mais "desenvolvidos e equilibrados", como por exemplo a Alemanha, as "coisas não estão todas concentradas" nas capitais. 

Rui Rio adiantou também que o regresso do debate da regionalização está a assim na agenda do partido, ainda que sem datas. 

Leia Também: "Estamos com sorte de Portugal não ter movimentos extremistas fortes"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório