Meteorologia

  • 30 JULHO 2021
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 27º

Edição

"Temos de ter discriminações positivas para as cidades do Interior"

O líder do PSD considerou que o debate sobre a regionalização do país tem de regressar à discussão política.

"Temos de ter discriminações positivas para as cidades do Interior"

Rui Rio, presidente do PSD, defendeu, esta quarta-feira, que é necessário mais investimento no Interior do país. 

"Temos de ter discriminações positivas para as cidades do Interior porque, senão, que país queremos nós ter daqui a 40 ou 50 anos?", afirmou o líder social-democrata, em declarações aos jornalistas, durante uma visita a Elvas. 

Sobre a coesão territorial do país, Rui Rio sublinhou também que há dois passos essenciais que têm de ser dados: "Temos de desconcentrar e descentralizar"

"Desconcentrar quer dizer que não podemos ter tudo no mesmo sítio do país, sendo que está quase tudo em Lisboa, como sabemos. (...) Descentralizar quer dizer que temos de transferir alguma capacidade de decisão [para vários pontos do país]", esclareceu. 

Sobre a regionalização, o presidente do PSD recordou que este é "um debate que o país já fez e que depois parou", mas que "terá de ser trazido outra vez"

"Com ou sem regionalização, tem de haver uma forma de equilibrarmos Portugal como um todo. Portugal não é meia dúzia de quilómetros quadrados no litoral, em torno de Lisboa ou do Porto", argumentou, lembrando que nos países mais "desenvolvidos e equilibrados", como por exemplo a Alemanha, as "coisas não estão todas concentradas" nas capitais. 

Rui Rio adiantou também que o regresso do debate da regionalização está a assim na agenda do partido, ainda que sem datas. 

Leia Também: "Estamos com sorte de Portugal não ter movimentos extremistas fortes"

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório