Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Aveiro: Ribau Esteves (PSD/CDS/PPM) tenta terceiro e último mandato

Agostinho Ribau Esteves, atual presidente da Câmara de Aveiro, vai tentar fazer um terceiro e último mandato pela coligação PSD/CDS-PP/PPM na autarquia, para "dar continuidade" ao trabalho realizado.

Aveiro: Ribau Esteves (PSD/CDS/PPM) tenta terceiro e último mandato
Notícias ao Minuto

09:35 - 16/06/21 por Lusa

Política Autárquicas

Ribau Esteves, que já dispunha do apoio dos parceiros da coligação 'Aliança com Aveiro', agradeceu a decisão do PSD de apoio político e formal à sua recandidatura, quando esta foi conhecida, e afirmou que pretende "renovar a confiança dos aveirenses", apresentando-se ao eleitorado para "fazer mais e melhor", segundo as suas próprias palavras.

"A 'Aliança com Aveiro' marcará determinada e empenhada presença nas eleições autárquicas de 2021, apostados em continuar a fazer crescer o município de Aveiro e as suas 10 freguesias e uniões de freguesia", prometeu, num comunicado.

No texto, Ribau Esteves salientou o caminho percorrido na governação do município, "tendo como prioridades a recuperação financeira da Câmara Municipal de Aveiro, com o alcançar da sua plena autonomia em 2021".

Para isso, sublinhou, irá "prosseguir com toda a dedicação e elevada intensidade o trabalho de presidente da Câmara Municipal de Aveiro, com a equipa" que lidera.

Para o futuro, o candidato -- que, à semelhança de outros, ainda não quis falar em concreto à Lusa dos objetivos da candidatura - vai deixando perceber algumas das opções que pretende tomar na gestão autárquica, nomeadamente ao nível interno, com a deslocalização dos serviços do Centro Cultural e de Congressos, na Fonte Nova, para o edifício da Escola Secundária Homem Cristo, vizinha dos Paços do Concelho.

Para isso dispõe-se a "construir uma escola de raiz, com todas as boas condições que a modernidade exige", na senda do que pretende para todo o parque escolar do município, com a renovação e ampliação de alguns dos edifícios e construção de outros. Para isso, têm vindo a ser lançados alguns concursos.

Na habitação, Ribau Esteves quer prosseguir com a recuperação do parque habitacional da Câmara, "porque ainda há muito a fazer para que as pessoas tenham as condições que hoje se exigem", e leva para a campanha ter conseguido captar um investimento privado na construção de 288 fogos de construção a custos controlados, na Quinta da Pinheira.

Na saúde, depois de ter resgatado os terrenos do antigo estádio Mário Duarte, tem-nos devolutos para a ampliação do hospital, uma das causas por que se deverá continuar a bater junto do Governo.

Engenheiro zootécnico, com 54 anos, Ribau Esteves, que foi secretário-geral do PSD de outubro de 2007 a junho de 2008 e deputado na VI legislatura, presidiu durante 15 anos à vizinha Câmara de Ílhavo, pelo seu partido, de onde transitou para a presidência da Câmara de Aveiro, eleito pela primeira vez em 2013, em coligação com o CDS-PP e o PPM.

Em 2017 foi reeleito por essa coligação, com 48,52% dos votos, o que permitiu o reforço da maioria com mais um vereador.

O atual executivo é composto por seis eleitos da coligação e três do PS.

Ribau Esteves nasceu em Luanda (Angola), em 1966, e aos 8 anos veio para Portugal. Já desempenhou funções de diretor comercial e foi vereador da Câmara de Ílhavo de 1990 a 1993, tendo assumido a presidência da autarquia no período de 1998 a 2013.

Em termos nacionais, ganhou maior visibilidade como vice-presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).

Além de Ribau Esteves, nestas autárquicas são já conhecidos como candidatos à Câmara de Aveiro Manuel Sousa, pelo PS, Nelson Peralta, pelo BE, e Miguel Viegas, pela CDU.

Leia Também: CDU quer nova ponte sobre o Tejo e aeroporto de Lisboa em Alcochete

Recomendados para si

;
Campo obrigatório