Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Assembleia Legislativa dos Açores aprova voto de saudação aos professores

A Assembleia Legislativa dos Açores aprovou hoje, por unanimidade, um voto de saudação aos professores da região, pela sua ação durante a pandemia de covid-19, apresentado pelo PS.

Assembleia Legislativa dos Açores aprova voto de saudação aos professores
Notícias ao Minuto

13:58 - 15/06/21 por Lusa

Política Covid-19

"O grupo parlamentar do Partido Socialista propõe que a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores aprove um voto de saudação pela devota e determinada ação de todos os docentes no exercício da sua profissão, não permitindo assim, e em tempo algum, que a pandemia covid-19 alguma vez se aproprie do futuro das nossas crianças e jovens", leu o deputado socialista Rudolfo Franca.

O voto, aprovado por unanimidade, destaca o "altruísmo" dos professores no auxílio a centenas de crianças e de jovens "na construção de um futuro melhor", sublinhando que a pandemia não desviou o foco dos docentes, apesar das "acrescidas dificuldades".

"É elevada a devastação pandémica, onda dinâmica destruidora não só do nosso bem-estar físico, como do nosso bem-estar mental e social. E o quanto têm agarrado as firmes mãos do professor. Não mensurável, desde logo porque invisíveis, mas sobre elas pousado um passado a lembrar para com ele aprender, um presente a agarrar para nem tudo perder e um futuro a traçar, prometedor e capaz de nos devolver a felicidade", salientou Rudolfo Franca.

O deputado Pedro Pinto, do CDS-PP, considerou que com este voto o parlamento açoriano saúda também "todos aqueles que trabalhando nas escolas e não são docentes, neste período de pandemia possibilitaram que as escolas se mantivessem em funcionamento".

O centrista destacou, por outro lado, "o combate à precariedade dos professores" e o anúncio da "redução do número de alunos por turma", alegando que "são uma classe profissional essencial ao presente e ao futuro da região".

Também Rui Espínola, do PSD, realçou a "enorme resiliência", a "enorme luta" e a "capacidade de inovação constante" dos professores.

O deputado social-democrata lamentou, no entanto, que a carreira docente tenha sido "desvalorizada" nos últimos anos, com o aumento da precariedade e o congelamento do tempo de serviço, alegando que isso levou a que hoje exista "falta de professores" nas escolas.

António Lima, do BE, lembrou igualmente o "esforço quase sobre-humano" dos docentes para "manter a ligação aos alunos num contexto de pandemia", para evitar que muitos ficassem com "atrasos significativos" no seu desenvolvimento.

O deputado bloquista alertou para a "necessidade de valorização da carreira" e de "combate à precariedade", mas disse ter "dúvidas" sobre os resultados da legislação já aprovada nesse sentido.

O executivo açoriano da coligação PSD-CDS-PPM tomou posse em novembro de 2020, depois de 24 anos de governação do PS.

Os Açores têm atualmente 320 casos ativos de infeção pelo novo coronavírus, que provoca a doença covid-19, dos quais 308 em São Miguel, 10 na Terceira e dois no Faial.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados na região 5.964 casos de infeção, tendo ocorrido 5.477 recuperações e 33 mortes. Saíram do arquipélago sem terem sido dadas como curadas 79 pessoas e 51 apresentaram comprovativo de cura anterior.???????

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.805.928 mortos no mundo, resultantes de mais de 175,8 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 17.047 pessoas dos 858.072 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: Covid-19: Governo dos Açores admite reforço da vacinação em São Miguel

Recomendados para si

;
Campo obrigatório