Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Taxa de participação nas eleições diretas superou todas as expectativas

A Comissão Organizadora do Congresso (COC) do PS considerou hoje que a taxa de participação, através de voto eletrónico, nas eleições diretas do líder socialista, "superou todas as expectativas", embora os resultados só sejam divulgados dia 19.

Taxa de participação nas eleições diretas superou todas as expectativas
Notícias ao Minuto

21:37 - 11/06/21 por Lusa

Política PS/Congresso

De acordo com a COC, cerca de 80 mil socialistas podiam votar hoje por via eletrónica nas eleições diretas para a escolha do secretário-geral do PS - disputadas entre o atual líder, António Costa, e o dirigente Daniel Adrião - e ainda poderão fazê-lo de forma presencial, nos próximos dias 18 e 19, em cada uma das federações socialistas.

No entanto, este número de 80 mil socialistas com capacidade eleitoral, que foi fornecido à agência Lusa pela COC, é contestado por alguns responsáveis socialistas, que contrapõem um número máximo de 62 mil.

Além do novo secretário-geral, que terá um mandato de dois anos, até junho de 2023, os militantes, simpatizantes registados neste partido e membros da Juventude Socialista com mais de 18 anos estão ainda eleger cerca de 1500 delegados ao Congresso Nacional do PS, que está marcado para os dias 10 e 11 de julho.

Um congresso que, por causa da pandemia da covid-19, se realizará em 13 locais distintos do país e em espaços que terão de assegurar o cumprimento das normas de distanciamento social impostas pela Direção Geral da Saúde (DGS).

Num balanço sobre este dia de eleição do líder e dos delegados ao congresso do PS, por via eletrónica, o presidente da COC, o deputado Luís Graça, disse que o ato eleitoral "decorreu com toda a normalidade e com todo o sucesso".

"Foi uma grande festa da democracia interna do PS. O PS provou ser um partido moderno, preparado e que não teme as novas tecnologias", declarou Luís Graça, também presidente da Federação do Algarve do PS.

De acordo com a COC, que tem uma comissão de acompanhamento do voto eletrónico, a plataforma tecnológica revelou-se "robusta e com níveis de segurança de alto nível, que garantindo a confidencialidade, a segurança e o anonimato".

Em relação à taxa de participação ao longo do dia de hoje, a COC concluiu que "foram superadas todas as expectativas", razão pela qual se entende que "esta é uma solução para continuar".

Na COC, a expectativa é que a grande maioria dos eleitores tenha exercido o seu direito de voto por via eletrónica já hoje.

"Quem não recorrer à votação eletrónica, por eventual problema técnico, ou por opção, vai ter a oportunidade de votar presencialmente nos dias 18 e 19, consoante as federações. Os cadernos eleitorais vão estar das secções, assinalando quem já votou eletronicamente. Fechada a urna, o presidente de cada secção - só ele tem conhecimento do resultado da votação eletrónica da sua secção - fará a ata com o somatório da votação eletrónica e em urna", explicou Luís Graça.

Leia Também: Cerca de 80 mil socialistas escolhem novo líder entre Costa e Adrião

Recomendados para si

;
Campo obrigatório