Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

"Processo em curso, realidade viva". Marcelo e a "essência da Democracia"

Marcelo Rebelo de Sousa está na Madeira para as comemorações do 10 de Junho. "A prioridade estratégica que é o mar nos une e nos torna universais", sublinhou o Presidente da República.

"Processo em curso, realidade viva". Marcelo e a "essência da Democracia"
Notícias ao Minuto

19:27 - 09/06/21 por Notícias ao Minuto

Política Dia de Portugal

Marcelo Rebelo de Sousa está na Região Autónoma da Madeira para as comemorações do 10 de Junho - Dia de Portugal - e, ladeado pelo presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, fez um discurso sobre a relevância deste dia, recordando ainda um pouco da História.

Para o Presidente da República, trata-se de uma "celebração que permite evocar a importância das autonomias da Madeira e dos Açores que me orgulho de ter votado como deputado constituinte, que são património comum de todo o país, de todos os portugueses", começou por referir. 

O chefe de Estado apontou, em seguida, "como é reconfortante assistir, como assistimos ao longo dos últimos mais de 40 anos, ao frutificar dessa autonomia, e poder comparar o que era a Madeira antes da autonomia com o que é hoje". "O que eram os Açores antes da autonomia e o que são hoje", acrescentou. 

"Como a autonomia permitiu, no plano não só político, mas também económico, social, cultural, levar mais longe a afirmação dos direitos dos povos madeirense e açoriano", frisou. 

Marcelo Rebelo de Sousa destacou ainda como, na Madeira, "é gratificante ver a preocupação de mais e de melhor". Até porque "é essa a essência da Democracia: um processo em curso, uma realidade viva com novos desafios e novas respostas". "Novos desafios e novas respostas para a Região Autónoma da Madeira, para a Região Autónoma dos Açores, mas também para Portugal como um todo".

E, "no meio do oceano" e "perante um desafio que nos é comum a todos que é o desafio do mar que nos fez grandes", o Presidente da República saudou "as comunidades de madeirenses e de portugueses espalhadas por esse mundo". "A prioridade estratégica que é o mar nos une e nos torna universais"

[Notícia atualizada às 19h31]

Leia Também: Marcelo defende debate sobre autonomia regional sem dramas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório