Meteorologia

  • 18 AGOSTO 2019
Tempo
20º
MIN 20º MÁX 20º

Edição

Reação ao chumbo do referendo em 'banho-maria' à espera de Cavaco

O PSD faz um compasso de espera para saber como reagir ao chumbo do referendo sobre a adoção e coadoção por casais do mesmo sexo. A reação do Presidente da República, Cavaco Silva, poderá ser determinante para que os sociais democratas decidam se devem insistir na questão.

Reação ao chumbo do referendo em 'banho-maria' à espera de Cavaco

Depois de o Tribunal Constitucional ter chumbado o pedido de referendo sobre a adoção e coadoção por casais do mesmo sexo, na sequência do pedido de fiscalização feito pelo Presidente da República, Cavaco Silva, o PSD prepara-se agora para uma decisão política em resposta a este veredito.

De acordo com o Público, o PSD vai fazer um compasso de espera para tomar uma decisão política e para perceber se há margem para insistir.

Recorde-se que o Presidente da República não pode agora convocar a consulta popular e a sua reação a esta decisão deverá ser meramente política e poderá ditar o próximo passo do PSD.

Se Cavaco se pronunciar politicamente e de forma negativa sobre o referendo arruma qualquer hipótese de os sociais-democratas persistirem até porque, recorda o Público, a decisão do referendo dividiu a bancada ‘laranja’ e só passou por haver disciplina de voto.

Os partidos da oposição ficaram satisfeitos com a decisão do Palácio de Ratton e exigem que o PSD não “insista num erro”.

Caso volte a reformular a proposta, o partido teria que escolher uma das perguntas- adoção ou coadoção – uma vez que a falta de clareza da questão do referendo foi um dos principais motivos para a decisão tomada pelos juízes do Tribunal Constitucional.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório