Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

Fabian Figueiredo é o candidato do BE à Câmara de Loures

O deputado Fabian Figueiredo é o candidato escolhido pelo Bloco de Esquerda (BE) para concorrer à Câmara de Loures nas próximas eleições autárquicas, tendo como prioridades a habitação, mobilidade, educação e clima, divulgou hoje o partido.

Fabian Figueiredo é o candidato do BE à Câmara de Loures
Notícias ao Minuto

07:10 - 05/06/21 por Lusa

Política Autárquicas

Fabian Figueiredo, de 32 anos, é sociólogo de formação e ocupa atualmente, de forma temporária, o cargo de deputado na Assembleia da República, substituindo o líder parlamentar bloquista, Pedro Filipe Soares, que se encontra a gozar licença de paternidade.

Em comunicado, o BE refere que Fabian Figueiredo pretende tornar Loures, no distrito de Lisboa, num concelho "mais justo e solidário, preparado para a transição climática, com maior mobilidade e mais ativo no combate a todas as formas de exclusão e de discriminação".

A nota refere que áreas da habitação, mobilidade, educação e clima são os principais pilares da candidatura.

Entre as medidas preconizadas pelo candidato está a criação de um programa de habitação municipal, que prevê a disponibilização de "centenas de casas a custos controlados", e a criação de uma rede municipal de bicicletas elétricas partilhadas.

Fabian Figueiredo pretende, ainda, "avançar gradualmente para a gratuitidade dos transportes, começando por jovens em idade escolar até aos 18 anos e desempregados" e também "implementar a automatização da tarifa social da água e resíduos", uma medida que, segundo o candidato, "faria com que mais de 14 mil famílias vissem a sua fatura de água reduzida".

O candidato é atualmente membro da Comissão Política do BE e do seu secretariado nacional, bem como coordenador da concelhia de Loures do partido.

Em 2017, nas eleições autárquicas, foi cabeça de lista do BE à Câmara de Loures e, nas legislativas de 2019, candidato pelo partido nas listas pelo círculo eleitoral de Lisboa.

Além do candidato do BE, já anunciaram a candidatura à Câmara de Loures o atual presidente da autarquia, Bernardino Soares (CDU, coligação que integra o PCP e o PEV), o socialista Ricardo Leão (presidente da Assembleia Municipal de Loures), o social-democrata Nélson Batista (presidente da Junta de Freguesia de Lousa), pelo CDS-PP Jorge Santos, pelo Chega Bruno Nunes e pela Iniciativa Liberal Filomena Francisco.

O atual executivo é composto por quatro eleitos da CDU (incluindo o presidente), quatro do PS e três da coligação "Primeiro Loures" (PSD/PPM).

De acordo com a lei, as eleições autárquicas têm de ser marcadas pelo Governo para o período entre 22 de setembro e 14 de outubro.

Leia Também: BE quer ecovia do Tejo até Espanha para "criar consciência ambiental"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório