Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Bloco: Moção política da atual direção foi a mais votada, com 210 votos

A moção da atual direção de Catarina Martins (A), foi hoje aprovada com a maioria dos votos dos delegados, 210, na XII Convenção Nacional, enquanto a moção. A segunda mais representativa, obteve 64 votos.

Bloco: Moção política da atual direção foi a mais votada, com 210 votos
Notícias ao Minuto

13:27 - 23/05/21 por Lusa

Política Convenção do Bloco de Esquerda

Devido à pandemia, os delegados da XII Convenção Nacional foram reduzidos a metade do previsto, 343 eleitos, e foram votadas por braço no ar cinco moções de orientação política, depois de uma breve intervenção de encerramento por cada uma das moções.

Venceu a moção da atual direção, encabeçada por Catarina Martins, intitulada Moção A - "Sair da Crise, Lutar contra a Desigualdade", que alcançou 210 votos num total de 305 votantes.

Em segundo lugar ficou a Moção E, "Enfrentar o Empobrecimento, Polarizar à Esquerda", promovida pelos críticos do movimento Convergência que estava representada por 66 delegados e alcançou 64 votos.

A moção C - "Mais Democracia, Mais Organização" -- conseguiu 17 votos, enquanto as moções Q - "Quebrar Correntes, Lutar Pelo Socialismo" e a moção N - "Por Uma Revolução Tranquila" - tiveram cada uma sete votos dos delegados.

Em 2018, na anterior Convenção Nacional, em Lisboa, a moção da direção de Catarina Martins, intitulada "Um Bloco mais forte para mudar o país", tinha sido aprovada por 459 votos, enquanto a moção M obteve então 40 votos e a C nove votos.

Sob o mote "Justiça na resposta à crise", os bloquistas terminam hoje a reunião magna de dois dias, com muitas restrições devido à pandemia de covid-19 -- que já tinha obrigado a um primeiro adiamento da convenção -, como a redução para metade dos delegados previstos e as restantes regras sanitárias.

É também devido à pandemia que, ao contrário do habitual, a Mesa Nacional do BE decidiu não ter convidados na sessão de encerramento, como acontece habitualmente, por exemplo, com as delegações dos restantes partidos.

Leia Também: Pedro Soares defende negociações com PS com "linhas vermelhas"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório