Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Fundo de Resolução. "Estado a pagar ao Estado com dinheiro do Estado"

Francisco Louçã utilizou legos para explicar o pagamento de 588 milhões de euros pelo Fundo de Resolução ao Estado.

Fundo de Resolução. "Estado a pagar ao Estado com dinheiro do Estado"
Notícias ao Minuto

23:59 - 21/05/21 por Notícias ao Minuto

Política Francisco Louçã

Francisco Louçã defendeu esta sexta-feira, no seu espaço de comentário semanal na SIC Notícias, que os 588 milhões de euros em juros pagos pelo Fundo de Resolução ao Estado, são, na verdade, dinheiro do Estado.

Com a ajuda de um conjunto de legos, o Conselheiro de Estado explicou que é verdade que existiu este pagamento, "mas foi o Estado a pagar ao Estado com dinheiro que é do Estado, portanto, o efeito das contas públicas é zero, não tem nenhum efeito".

"É uma receita pública usada para o ‘segundo andar’ do Estado pagar ao ‘primeiro andar’ do Estado", clarificou, acrescentando que António Costa está apenas a fazer "jogo político para tentar justificar porque é que se perde dinheiro".

"O primeiro-ministro procura ocultar essa perda sucessiva de recursos do Estado com este artifício de dizer: Do segundo andar para o primeiro andar do Estado houve uma transferência. Só que ela vale zero nas contas públicas", realçou o fundador do Bloco de Esquerda, relembrando que o Novo Banco vai continuar a receber dinheiro do Estado.

"Porque vão ser pagos mais algumas centenas de milhões de euros ao Novo Banco, este ano. No próximo ano ainda se poderá continuar este pagamento e, na verdade, mesmo quando o Novo Banco tiver terminado o seu processo de ajustamento e, por ventura, já tiver a receber lucros, então ainda pode continuar esse processo como foi revelado, recentemente, na Comissão de Inquérito e ainda pode chegar a mais 1.600 milhões" esclareceu ainda o fundador do Bloco de Esquerda.

Leia Também: Novo Banco "não era um banco bom". Processo tem sido "penoso socialmente"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório