Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Mayan Gonçalves defende Rui Moreira. "Um homem de profundo sentido ético"

Ex-candidato presidencial, apoiado pela Iniciativa Liberal, mantém-se "convicto de que nenhum comportamento de Rui Moreira merece sanção criminal ou sequer moral neste caso". Autarca do Porto vai a julgamento no âmbito do processo Selminho.

Mayan Gonçalves defende Rui Moreira. "Um homem de profundo sentido ético"
Notícias ao Minuto

21:00 - 18/05/21 por Notícias ao Minuto

Política Tiago Mayan Gonçalves

Tiago Mayan Gonçalves foi uma das primeiras personalidades políticas a manifestarem o seu apoio a Rui Moreira depois de o autarca do Porto ter sabido, esta terça-feira, que vai a julgamento no âmbito do processo Selminho. Para o ex-candidato à Presidência da República, apoiado pela Iniciativa Liberal, Moreira é "um homem de profundo sentido ético"

Começando por declarar que a opinião - publicada nas suas páginas de Facebook e Twitter - apenas vincula o próprio, Mayan Gonçalves revela que se mantém "convicto de que nenhum comportamento de Rui Moreira merece sanção criminal ou sequer moral neste caso".

E acrescenta: "Esta minha convicção parte não (só) da consideração genérica da 'presunção de inocência', mas radica (também) no conhecimento direto que pude desenvolver, ao longo do tempo, do homem e do processo".

"O Rui Moreira que conheço", afirma ainda, "goste-se ou não das suas políticas, é um homem de profundo sentido ético, de probidade a toda a prova e com dedicação à causa pública" e o processo, diz o ex-candidato presidencial, "baseia-se num único ato conhecido (de manutenção dos advogados já escolhidos pelo executivo anterior para o caso), partindo daí para processos de intenção que, espera-se agora possa ser comprovado em julgamento, serem totalmente sem fundamento".

Com este texto, Tiago Mayan Gonçalves expressa a sua "solidariedade" para com o autarca: "Estou certo que finalmente terá a oportunidade de, em juízo, deixar claro para todos o que já é a minha convicção aqui afirmada".

De lembrar que após ser conhecida a decisão do Tribunal de levar Rui Moreira a julgamento no âmbito do processo Selminho, o autarca do Porto fez uma declaração aos jornalistas onde começou por salientar que "nada de novo resulta desta decisão". "Esta decisão não me deu nem tirou razão: pura e simplesmente remeteu a discussão para outro momento e para outros juízes", reiterou. 

Considerou também "um insulto e uma infâmia que se possa, sequer, por a hipótese" de poder ter beneficiado a família e disse acreditar que a Justiça "chegará um dia".

Leia Também: Rui Moreira vai a julgamento: "Esta decisão não me deu nem tirou razão"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório