Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Helena Roseta: Programa 'Bairros Saudáveis' é "lição" para o futuro PRR

A arquiteta e ex-deputada socialista Helena Roseta defendeu hoje que o programa 'Bairros Saudáveis', que envolve dez milhões de euros, é uma lição em termos de execução para o futuro Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Helena Roseta: Programa 'Bairros Saudáveis' é "lição" para o futuro PRR
Notícias ao Minuto

21:25 - 14/05/21 por Lusa

Política Helena Roseta

"Deixo um recado para si, senhor primeiro-ministro: As verbas públicas nas mãos de quem mais precisa são uma alavanca para concretizar melhorias. Agora, que vem aí o PRR, vejam como os 10 milhões de euros deste programa vão crescer", declarou Helena Roseta no Barreiro, na abertura da sessão de apresentação de resultados do programa 'Bairros Saudáveis'.

Perante António Costa, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, e o secretário de Estado Duarte Cordeiro, a antiga vereadora e presidente da Assembleia Municipal de Lisboa sustentou que este programa "Bairros Saudáveis" pode ser uma lição para outros, "que até podem ter muito dinheiro e envolvido, mas não conseguem desenvolver a energia que este desenvolveu".

Ao programa 'Bairros Saudáveis' candidataram-se 774 projetos, dos quais 752 foram admitidos a concurso, tendo depois sido selecionados 246. Cada um destes projetos tinha um valor máximo de financiamento na ordem dos 50 mil euros.

"No país, há uma enorme energia social disponível. Deste programa tirámos várias lições, a primeira das quais é dizer que são precisas regras claras de participação e de transparência. Esta é a chave dos programas públicos do nosso tempo", sustentou Helena Roseta, num novo recado dirigido ao poder político.

Na sua intervenção, a ex-deputada socialista considerou ainda que "as regras têm de ser fáceis de entender, mas também tem de ser fácil concorrer" aos programas abertos pelo Estado.

"Mas este programa teve ainda outra característica: Deu prioridade às entidades de economia social. Não houve dinheiro para as entidades públicas, embora possam ser parceiras", disse antes de se referir à frase que é o lema do programa.

"Quem não sonha alto não levanta voo", declarou a arquiteta, recebendo uma prolongada salva de palmas da plateia.

No papel de coordenadora do 'Bairros Saudáveis', Helena Roseta contou que se assustou quando soube em julho que o programa seria coordenado por sete ministérios, mas "essa coordenação acabou por correr muito bem", mesmo em ambiente de pandemia da covid-19, que tornou impossíveis as reuniões presenciais.

A arquiteta afirmou ainda que outro motivo para susto foi quando observou o número de candidaturas ao programa, "porque logo se pensou que não havia dinheiro para isso tudo".

"Foi uma grande aventura e muitos meses de trabalho", acrescentou.

Leia Também: PSD acusa Governo e câmara "de falta de ação" em Odemira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório