Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

BE alerta Governo para assédio moral e videovigilância em empresa de Ovar

A coordenação distrital de Aveiro do BE acusou hoje a empresa Flex2000, de Ovar, de filmar indevidamente os postos de trabalho dos funcionários e de os sujeitar a assédio moral, pelo que exigiu ao Governo fiscalização ao local.

BE alerta Governo para assédio moral e videovigilância em empresa de Ovar
Notícias ao Minuto

12:38 - 06/05/21 por Lusa

Política Flex2000

A denúncia do Bloco de Esquerda (BE) surge depois de se ter verificado "um acidente de trabalho bastante grave nos últimos dias" na unidade de Ovar dessa fabricante de espumas de poliuretano flexíveis, que, integrando o Grupo Cordex, tem sede na freguesia vizinha, na cidade de Esmoriz.

"Esta empresa está a instalar um sistema de videovigilância com câmaras direcionadas para os postos de trabalho, passando assim a filmar os funcionários nos locais onde exercem a sua atividade. Mas, por lei, os trabalhadores só podem ser filmados no exercício das suas funções se isso servir para proteger e garantir a segurança de pessoas e de bens, o que não é o caso", explica fonte oficial do BE.

O partido já denunciou a situação ao Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, referindo ainda "situações e comportamentos que, levados a cabo por membros da administração e proprietários da Flex2000, têm como objetivo pressionar os trabalhadores para ritmos de trabalho crescente, o que pode configurar assédio moral".

O argumento do BE é que essa pressão pretende obrigar os trabalhadores a "ritmos de trabalho muito elevados, que são incompatíveis com a natureza humana e causam sempre doenças profissionais".

Realçando que a empresa "é conhecida por pagar salários muito baixos ao pessoal da produção e de recorrer constantemente a contratos precários", o BE considera "imprescindível que a Autoridade para as Condições do Trabalho verifique no terreno" se a empresa está a cumprir as normas de Segurança e Saúde" que, no atual contexto pandémico, são "ainda mais decisivas".

Contactada pela Lusa, a administração da Flex2000 ainda não comentou o assunto.

Segundo o 'site' da empresa, a Flex2000 iniciou a sua atividade em 2001 e fabrica "uma vasta gama de qualidades e tipos de espumas", tendo uma "capacidade de produção de 40.000 toneladas anuais".

Ocupando uma área total de 63.000 metros quadrados, a unidade "tornou-se líder do mercado ibérico e uma das maiores fábricas da Europa na produção de espumas flexíveis de poliuretano".

Em 2020, quando o cerco sanitário de Ovar obrigou à paragem de toda a atividade económica local que não envolvesse bens de primeira necessidade, a Flex2000 integrou a lista das 30 primeiras empresas autorizadas a retomar a laboração, mediante autorização especial da autarquia e do Governo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório