Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Inglaterra. Autárquicas coincidem com eleições na Escócia e País de Gales

Após um ano suspensas por causa da pandemia de covid-19, as eleições locais em Inglaterra realizam-se na quinta-feira, juntamente com as regionais na Escócia e País de Gales, formando o que muitos apelidam de 'Super Quinta-feira'. 

Inglaterra. Autárquicas coincidem com eleições na Escócia e País de Gales
Notícias ao Minuto

08:52 - 03/05/21 por Lusa

Mundo Inglaterra

No total, vão a votos cerca de 4.650 representantes em 143 municípios em Inglaterra, 13 presidentes de Câmara Municipal [mayors] eleitos diretamente, 39 comissários de polícia e 25 deputados da Assembleia Municipal de Londres.

Também vão a eleições os 129 deputados da Assembleia regional autónoma da Escócia e 60 deputados da Assembleia regional autónoma do País de Gales, cujo resultado ditará o respetivo Governo. 

Em simultâneo, será eleito no mesmo dia o deputado no parlamento britânico pela circunscrição de Hartlepool, no norte de Inglaterra, pois o trabalhista Mike Hill demitiu-se antes de ir a tribunal por assédio sexual.

O sistema de eleições locais em Inglaterra é bastante complexo, pois existem vários níveis de estruturas autárquicas, e nem todos os eleitos vão a votos no mesmo ano. 

Algumas partes do país têm conselhos distritais [county councils], que abrangem um condado inteiro, e conselhos distritais, que cobrem uma área menor dentro do condado.

Em outras áreas, um único órgão, por vezes designado por autoridade unitária, concentra os poderes da autoridade local.

Os conselhos paroquiais [parish councils] ou conselhos municipais [town councils] são o nível mais baixo da escala de poder autárquico e funcionam dentro de conselhos distritais ou autoridades unitárias, com poderes limitados.

A grande maioria dos assentos em disputa nestas eleições pertence a vereadores, que influenciam decisões como a reparação de estradas, a gestão de espaços públicos, a contribuição autárquica ou o funcionamento de serviços como escolas ou bibliotecas. 

Mas alguns dos 'mayors' de grandes áreas metropolitanas como Londres e Manchester gerem orçamentos de milhões de libras e têm poderes mais amplos sobre transportes públicos e segurança pública.   

Desde 2012, em algumas localidades também são escolhidos diretamente pelos eleitores comissários da Polícia, Bombeiros e Crime como responsáveis pela supervisão das forças policiais e dos bombeiros.

Em Inglaterra, os autarcas são eleitos em mandatos de quatro anos num sistema de voto de maioria simples, mas os 'mayors' e comissários de Polícia são escolhidos por meio de sistema de voto preferencial, no qual os eleitores assinalam os candidatos por ordem de preferência.

Na Escócia, os eleitores têm dois boletins de voto, um que determina 73 deputados num sistema de maioria simples e outro para os restantes 56, que são distribuídos de forma proporcional pelos partidos mais votados no segundo boletim. 

O País de Gales usa o mesmo "sistema de membro adicional" para eleger os 60 deputados da 'Senedd Cymru', a assembleia regional autónoma, sendo 40 eleitos por maioria simples e 20 atribuídos de forma proporcional de acordo com os resultados dos partidos.

Devido à pandemia covid-19, a organização das mesas de voto será diferente e os cerca de 28 milhões de eleitores foram aconselhados a votar por correspondência, podendo as pessoas em isolamento nomear alguém para votar por elas. 

Aqueles que prefiram votar pessoalmente terão de usar máscara, cumprir as regras de distanciamento social e, idealmente, levar a sua própria caneta ou lápis. 

A votação vai decorrer entre as 7h00 e as 22h00 e, embora a verificação dos boletins comece imediatamente após o encerramento, poderá demorar vários dias até que todos os resultados sejam conhecidos.

Leia Também: Português Tiago Corais candidato à reeleição nas eleições em Oxford

Recomendados para si

;
Campo obrigatório