Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Santos Silva saúda homenagem dos EUA a Aristides de Sousa Mendes

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, saudou hoje como "muito relevante" a resolução aprovada por unanimidade no Senado dos EUA que homenageia a memória do diplomata português Aristides de Sousa Mendes.

Santos Silva saúda homenagem dos EUA a Aristides de Sousa Mendes
Notícias ao Minuto

14:57 - 30/04/21 por Lusa

Política Santos Silva

"É um facto muito relevante, até porque foi uma resolução bipartidária e aprovada por consenso no Senado dos Estados Unidos", disse à Lusa o chefe da diplomacia português, referindo-se à homenagem ao trabalho de Aristides de Sousa Mendes enquanto cônsul de Portugal em Bordéus, quando se empenhou em salvar a vida de milhares de judeus perseguidos pelo regime da Alemanha nazi.

Na resolução aprovada, salienta-se que Aristides de Sousa Mendes atuou "com coragem e risco pessoal, ao emitir vistos de trânsito para judeus poupando-os da ocupação nazi e do Holocausto", salvando muitos milhares de vidas inocentes.

Augusto Santos Silva destaca o facto de a resolução do Senado dos EUA recordar a homenagem que foi feita em Portugal a Aristides de Sousa Mendes pelo antigo Presidente da República Mário Soares e pelo atual, Marcelo Rebelo de Sousa.

O ministro dos Negócios Estrangeiros diz que a decisão do Senado norte-americano foi um gesto "pleno de significado" para a comunidade judaica nos EUA, recordando a primeira vez que reuniu com o seu presidente, numa visita a Nova Iorque, em 2016.

"Ele disse-me que quando a sua mãe soube que iria estar com o ministro português dos Negócios Estrangeiros lhe pediu para lhe transmitir um agradecimento sentido. Porque ela tinha sido acolhida em Portugal, de passagem, quando fugia do regime nazi", explicou Santos Silva.

A homenagem insere-se na celebração dos 80 anos desde que o cônsul português em Bordéus decidiu desobedecer às instruções do então Presidente do Conselho, António de Oliveira Salazar, emitindo vistos a refugiados, durante a Segunda Guerra Mundial, o que lhe valeu a expulsão da carreira diplomática.

Leia Também: Ferro saúda Senado dos EUA por homenagem a Aristides de Sousa Mendes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório