Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Autárquicas: Deputada do PS quer resolver desemprego em Santa Cruz

A deputada regional Mafalda Gonçalves encabeça pela primeira vez uma candidatura do PS à Câmara de Santa Cruz e tem como prioridade a implementação de políticas de combate ao desemprego no segundo concelho mais populoso da Madeira.

Autárquicas: Deputada do PS quer resolver desemprego em Santa Cruz
Notícias ao Minuto

14:17 - 30/04/21 por Lusa

Política Autárquicas

"Aceitei este desafio, primeiro, por imperativo de procurar sair da minha zona de conforto e dar aquilo que considero ser um contributo para o concelho", disse a candidata à agência Lusa.

Com uma carreira política e autárquica, militante do PS/Madeira "desde a década de 90 do século passado", assegura que a candidatura foi "uma decisão refletida", tomada também por "uma questão de coerência", visto ser uma "acérrima defensora" da participação das mulheres na política.

"Tenho há muitos anos defendido mais mulheres na política e mais mulheres a encabeçar listas porque, se são boas para serem número dois, também são boas para serem número um", argumentou.

Mafalda Gonçalves reforçou que não podia adotar esta posição e "depois não estar disponível".

"Se nós queremos provocar mudança, temos de ser agentes de mudança, temos de sair do conforto da nossa rotina quotidiana e procurar fazer mesmo alguma coisa para melhorar aquilo que achamos que conseguimos", sublinhou.

Falando sobre os problemas que serão a sua prioridade, caso seja eleita, indicou que "à cabeça" está a grave situação do desemprego, que "é transversal a toda a região" e uma área na qual considera que "a ação do Governo [Regional] tem sido insuficiente".

"Com os tempos que estamos a viver, vemos o número de desempregados a crescer de forma galopante na região e a maioria está sem nenhum tipo de rendimento, sendo um drama que afeta muitas famílias", salientou.

Esta professora de Química, licenciada pela Universidade da Madeira, com 46 anos, reforçou que "este será um dos grandes problemas que terá de ser também atalhado" e têm de ser implementadas "políticas de emprego que potenciem a fixação de pessoas" no município.

"Por outro lado, não podemos dissociar o concelho de Santa Cruz das duas vertentes que ao longo estes anos tem tido um grande peso na imagem do concelho: cultura e o desporto", complementou, sustentando que são "áreas não podem ser abandonadas" e precisam de maior investimento.

Mafalda Gonçalves enfatiza estar confiante numa vitória, porque quando as pessoas "vão a jogo é sempre para ganhar",

Desde 1990 que a candidata "está ligada aos órgãos do partido", tendo começado na JS/Madeira, e preside à estrutura das Mulheres Socialistas Madeirenses desde 2015.

Entre 2001 e 2005 foi vereadora na Câmara de Santa Cruz, tendo integrado uma lista do partido encabeçada pelo atual presidente do município, Filipe Sousa. No mandato seguinte foi deputada municipal e, desde 2015, é deputada na Assembleia Legislativa da Madeira.

Desde o início da implementação da democracia, o concelho de Santa Cruz sempre foi governado pelo PSD, mas, em 2013, o movimento de cidadãos Juntos Pelo Povo (JPP) conseguiu retirar a maioria absoluta aos sociais-democratas e, quatro anos depois, nas autárquicas de 2017, passou mesmo a governar o município.

O executivo municipal de Santa Cruz é composto por sete vereados, sendo seis do JPP, que obteve 60,01% da votação (13.092 votos) nas últimas autárquicas, tendo sido eleito um do PSD, que reuniu 17,05% (3.720 votos).

Santa Cruz é o concelho contíguo a leste do Funchal, divide com o município de Machico, no extremo leste da Madeira, a área do Aeroporto Internacional da Madeira, sendo composto por cinco freguesias : Camacha, Caniço, Santa Cruz, Gaula e Santo António da Serra, no qual residem cerca de 43 mil habitantes (Censos 2011).

Para as eleições autárquicas deste ano - a data ainda não foi anunciada, mas por lei têm de realizar-se em setembro ou outubro - estão também anunciadas as candidaturas de Brício Araújo (PSD/CDS), Nuno Morna (IL) e Filipe Sousa (JPP) àquele município.

Leia Também: Autárquicas: PSD/Aveiro admite recorrer a tribunal para impugnar listas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório