Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Leão acusa PSD de "pôr em causa" estabilidade orçamental e ouve Bloco

O ministro das Finanças acusou hoje o PSD de "pôr em causa" a estabilidade orçamental, numa discussão sobre o Programa de Estabilidade (PE) em que o BE avisou que "para mais do mesmo" bastou o atual orçamento.

Leão acusa PSD de "pôr em causa" estabilidade orçamental e ouve Bloco
Notícias ao Minuto

18:01 - 29/04/21 por Lusa

Política Finanças

No encerramento do debate parlamentar do documento com as opções macroeconómicas para o período entre 2021-2015, João Leão criticou o PSD por aprovar "medidas desgarradas que aumentam a despesa e põem em causa a estabilidade orçamental", numa referência à recente aprovação por todos os partidos menos o PS das apreciações parlamentares que alargaram os apoios sociais previstos pelo Governo, e que o executivo enviou para fiscalização do Tribunal Constitucional.

João Leão recordou que o líder do PSD, Rui Rio, justificou há alguns meses o voto contra no Orçamento do Estado para 2021 por o documento querer "dar tudo a todos" com "o que tem e o que não tem".

"Vimos com bons olhos a eventual mudança de posição do principal partido da oposição, o PSD, sobre o investimento público e sobre as medidas sociais, que esperamos que não sejam meras táticas parlamentares", ironizou o ministro de Estado e das Finanças.

Pouco antes, o deputado do PSD Duarte Pacheco tinha afirmado que o Programa de Estabilidade hoje em debate "é um verdadeiro ato de fé em que só acreditam os adeptos indefetíveis do PS", apontando que o executivo nunca cumpriu as suas previsões de investimento público.

Na reta final do debate, ouviram-se igualmente alertas da esquerda sobre o documento.

Se o PCP, pela voz do deputado Duarte Alves, centrou as críticas na submissão do país às "amarras de Bruxelas", o BE - que votou contra o atual Orçamento do Estado - deixou um aviso sobre as opções do executivo.

"Para mais do mesmo, bastou-nos o Orçamento de 2021 que, três meses depois de ter sido aprovado, já se demonstrou desajustado para responder os enormes problemas do país", frisou a deputada Mariana Mortágua.

Pela bancada do PS, o deputado Fernando Anastácio alertou que este programa, e o Plano de Recuperação e Resiliência de que depende em grande parte, "precisam de estabilidade política para a sua concretização".

"Estão com este esforço nacional de vencer a pandemia e recuperar a economia ou, como o PSD evidencia, continuar parado no tempo agarrado às suas contradições?", questionou.

Leia Também: PSD e CDS-PP apontam falta de apoio às empresas, Governo e PS negam

Recomendados para si

;
Campo obrigatório