Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

CDS/Madeira. Medidas de desconfinamento vão beneficiar vários setores

O grupo parlamentar do CDS-PP/Madeira indicou hoje que o Governo Regional vai implementar medidas de desconfinamento que "vão ao encontro dos interesses" dos setores do comércio, restauração, cultura e desporto.

CDS/Madeira. Medidas de desconfinamento vão beneficiar vários setores
Notícias ao Minuto

13:33 - 26/04/21 por Lusa

Política Covid-19

"A partir do momento que [as medidas] forem implementadas, os horários irão ser alargados e, de certa forma, irão permitir a estes setores ter público no caso dos espetáculos, fazer jantares no caso da restauração, minimizando assim os efeitos da crise da pandemia" de covid-19, refere o grupo parlamentar, em nota de imprensa.

O CDS-PP, que integra o executivo madeirense em coligação com o PSD, antecipou-se à videoconferência do presidente do governo, Miguel Albuquerque, agendada para as 17:00 de hoje, na qual deverão ser anunciadas várias medidas de desconfinamento.

"As medidas que o Governo Regional vai anunciar e implementar vão ao encontro dos interesses quer do comércio, quer da restauração, quer da cultura e também do desporto", indica o grupo parlamentar, liderado por Lopes da Fonseca.

Os centristas destacam, por outro lado, que o número diário de novos casos de covid-19 na região ronda agora os 20, o que indica que as medidas de controlo sanitário foram eficazes e permitem avançar com o desconfinamento.

"Apesar destas medidas que vão ser anunciadas, a população não pode deixar de manter as regras de segurança e higiene, não pode deixar de manter os afastamentos sociais que são exigidos e não pode deixar de utilizar a máscara", alerta o grupo parlamentar do CDS-PP.

De acordo com uma resolução governamental publicada na sexta-feira no Jornal Oficial da região autónoma (JORAM), o recolher obrigatório mantém-se em vigor pelo menos até 03 de maio, entre as 19:00 e as 05:00 do dia seguinte durante a semana e entre as 18:00 e as 05:00 ao fim de semana e feriados.

Por outro lado, as atividades comerciais, industriais e de serviços, tal como a restauração, encerram durante a semana às 18:00 e aos fins de semana às 17:00, sendo que o horário de entrega de refeições ao domicílio decorre até às 22:00 horas, todos os dias da semana.

Estas medidas estão em vigor desde janeiro.

O arquipélago da Madeira, com cerca de 260 mil habitantes, regista 274 casos ativos de infeção por SARS-CoV-2, num total de 8.879 casos confirmados desde o início da pandemia e 71 mortes associadas à doença.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.109.991 mortos no mundo, resultantes de mais de 147 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.965 pessoas dos 834.442 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: Crime de enriquecimento ilícito deve basear-se "na exclusividade"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório