Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Santo Tirso. Candidato CDU aposta na habitação para atrair jovens

O cabeça-de-lista da CDU à Câmara de Santo Tirso, José Magalhães, defendeu hoje uma aposta na habitação a preços acessíveis para atrair jovens ao concelho, contrariando o envelhecimento acentuado da população.

Santo Tirso. Candidato CDU aposta na  habitação para atrair jovens
Notícias ao Minuto

12:25 - 24/04/21 por Lusa

Política Autárquicas

"Há 10 anos tínhamos 111 idosos por cada 100 jovens, hoje temos 215 idoso por cada 100 jovens. É mesmo muito preocupante", disse José Magalhães, que falava à agência Lusa à margem da apresentação da sua candidatura, que decorreu no Auditório da Junta de Freguesia de Santo Tirso.

Ainda segundo o candidato, a falta de casas para arrendamento resultou num um decréscimo populacional de 5% por cento "nos últimos anos" num município onde residem cerca de 70 mil pessoas.

José Magalhães, de 36 anos, é um licenciado em Psicologia Clínica da Saúde que contudo, trabalha contudo num 'call-center' da Altice e também na área cultural, outro setor a que pretende dar especial atenção.

Nas últimas autárquicas foi candidato não eleito à Assembleia de Freguesia de Santo Tirso.

Para elaborar um programa detalhado espera recolher contributos da população, em contactos presenciais se a evolução da pandemia o vier a permitir ou por vias alternativas, como as redes sociais.

"Queremos um programa mais próximo possível das pessoas e com o contributo das pessoas, num processo aberto", afirmou.

A CDU de Santo Tirso, que atualmente está representada apenas na Assembleia Municipal, parte para as eleições autárquicas para "obter o melhor resultado possível", sem avançar metas concretas.

E também está apostada "num debate pelas propostas e pelas ideias e não pela judicialização ou pessoalização da política", declarou José Magalhães, quando questionado sobre a influência que poderá ter na campanha e nos resultados eleitorais a investigação judicial ao ex-presidente socialista da autarquia.

A Câmara de Santo Tirso é liderada pelo PS, que venceu as eleições autárquicas de 2017 com maioria absoluta, conseguindo seis dos nove mandatos, sendo os restantes da coligação PSD/CDS-PP.

Joaquim Couto foi o presidente eleito, mas veio a afastar-se em 2019 após ter sido constituído arguido, sucedendo-lhe o então vice-presidente, Alberto Costa, que a Concelhia socialista local escolheu para candidato nas próximas autárquicas.

Do lado da oposição, e além da CDU, o PSD já anunciou que candidata o professor do ensino básico Carlos Alves, que em 2017 concorreu pela coligação PSD/CDS na freguesia de São Tomé de Negrelos, enquanto o Bloco de Esquerda se apresenta pela primeira vez a votos para a Câmara Municipal com a candidatura da investigadora Ana Isabel Silva.

O Chega foi outros dos partidos que manifestou intenção de avançar com uma candidatura em Santo Tirso, indicando o nome de Joana Guimarães, uma licenciada em Ciências Económicas e Empresariais.

As eleições autárquicas têm de ser marcadas pelo Governo para o período entre 22 de setembro e 14 de outubro.

Em Portugal há 308 municípios (278 no continente, 19 nos Açores e 11 na Madeira), e 3.092 juntas de freguesia (2.882 no continente, 156 nos Açores e 54 na Madeira).

Leia Também: CDU quer ser alternativa que recusa "esconder-se sob falsos projetos"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório