Meteorologia

  • 11 MAIO 2021
Tempo
15º
MIN 10º MÁX 19º

Edição

Açores. Chega é "cooperante" mas não passa "cheques em branco"

O deputado do Chega/Açores José Pacheco afirmou hoje, a propósito da discussão do Plano e Orçamento da região para 2021, que o partido é "responsável" e "cooperante", mas que "nunca" vai passar "cheques em branco" ao Governo Regional.

Açores. Chega é "cooperante" mas não passa "cheques em branco"
Notícias ao Minuto

18:17 - 22/04/21 por Lusa

Política CHEGA

"O Chega é uma força partidária responsável, ativa e cooperante, mas nunca passa cheques em branco seja a que Governo [Regional] for, foi com esta missão que o povo cá nos colocou", afirmou José Pacheco.

O parlamentar falava hoje na cidade da Horta, na Assembleia Legislativa Regional, a propósito da discussão do Plano e Orçamento dos Açores para 2021, que decorre durante esta semana.

Pacheco disse que o partido nunca irá estar "desatento" ou "distraído" quanto às questões da educação, cultura e saúde, áreas que disse serem "fundamentais para o desenvolvimento integral de todas as ilhas" dos Açores.

O deputado do Chega/Açores enalteceu ainda a proposta do partido para aumentar o complemento regional de pensão.

José Pacheco afirmou que o Chega/Açores vai estar atento à necessidade de "reduzir a máquina do estado" e o número de beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI).

"Termino esta intervenção do grupo parlamentar do CHEGA dizendo que estaremos sempre atentos à necessidade de reduzir a máquina do Estado, inverter a subida do RSI, aumentar ou criar emprego e oportunidades laborais", afirmou.

E concluiu: "neste sentido, é urgente criar mecanismos que possibilitem mais emprego nos Açores, permitindo dar novas oportunidades a pessoas que estão atualmente a beneficiar de apoios sociais como o RSI".

Durante esta semana está a decorrer na Assembleia Regional, no Faial, a discussão do Plano e Orçamento dos Açores para 2021, que serão votados na sexta-feira.

Na terça-feira, o Chega/Açores apresentou propostas de alteração ao Plano e Orçamento da região para 2021, defendendo um reforço de verbas para o combate à corrupção e um aumento "sem precedentes" de cinco milhões do complemento regional de pensão. 

Este são os primeiros Plano e Orçamento do Governo Regional liderado pelo social-democrata José Manuel Bolieiro.

O Governo dos Açores, de coligação PSD/CDS-PP/PPM, é suportado no parlamento pelos partidos que integram o executivo e pela Iniciativa Liberal e pelo Chega.

José Manuel Bolieiro tomou posse como presidente do Governo dos Açores em novembro de 2020, terminando com um ciclo de 24 anos de governação do PS na região: de 1996 a 2012 sob a liderança de Carlos César; de 2012 a 2020 com Vasco Cordeiro na chefia do executivo.

Leia Também: Plano dos Açores para 2021 aprovado na generalidade

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório