Meteorologia

  • 14 MAIO 2021
Tempo
18º
MIN 14º MÁX 23º

Edição

PCP volta a questionar governo sobre condicionamento das fronteiras

Comunistas falam em longas filas no ponto de passagem Valença-Tui e demoras no controlo do SEF, além das consequências que a medida está a ter na região do Alto Minho.

PCP volta a questionar governo sobre condicionamento das fronteiras
Notícias ao Minuto

16:20 - 21/04/21 por Notícias ao Minuto 

Política fronteiras

O Grupo Parlamentar do PCP voltou, esta quarta-feira, a questionar o Governo sobre o encerramento de fronteiras e as consequências que esta medida está a ter na região do Alto Minho.

Numa carta dirigida ao Ministério da Administração Interna, os comunistas referem um conjunto de denúncias e insatisfações com esta situação, designadamente as longas filas ontem verificadas no ponto de passagem Valença-Tui, no qual a fila para entrar em Portugal atingiu vários  quilómetros, de acordo com a informação que chegou ao Grupo Parlamentar do PCP, sendo que a passagem pelo controlo do SEF demorou uma média de duas horas.

Os deputados do PCP contam ainda que receberam relatos de trabalhadores que esperaram hora e meia na fila, não conseguindo cumprir o seu horário de trabalho.

"Esta situação causa profundos prejuízos à região do Alto Minho e gera situações insustentáveis para os trabalhadores portugueses que têm que atravessar a fronteira para trabalhar, mas também para os micro, pequenos e médios empresários da região", sustenta o grupo parlamentar em comunicado.

Recorde-se que o PCP tem insistido na necessidade do Governo definir medidas e apoios para retomar a atividade económica em segurança, bem como apoios a todos os atingidos pela epidemia.

A interpelação do PCP ao Ministério da Administração Interna surge depois de, esta quarta-feira, o primeiro-ministro ter afastado o levantamento para breve das restrições de circulação nas fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha.

António Costa afirmou que essa decisão será tomada apenas quando os dois países concluírem estarem reunidas as condições de segurança.

"Como se sabe, Portugal está num processo de desconfinamento, mas é um processo de desconfinamento a conta-gotas, em que cada dia temos de medir a evolução da pandemia de Covid-19", alegou.

Leia Também: Costa afasta reabertura para breve das fronteiras terrestres com Espanha

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório