Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

Depois da IL, Volt diz que pedido de participação no desfile foi "negado"

DGS confirmou esta terça-feira a realização do desfile comemorativo do 25 de Abril de 1974.

Depois da IL, Volt diz que pedido de participação no desfile foi "negado"
Notícias ao Minuto

09:36 - 21/04/21 por Notícias ao Minuto

Política 25 de Abril

O Volt Portugal, o mais recente partido político no nosso país, diz ter visto ser-lhe "negado" o seu pedido de participação no desfile do 25 de Abril na Avenida da Liberdade pela Comissão Promotora.

O partido explica, em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, que "solicitou a sua participação no desfile da Avenida da Liberdade, em Lisboa, à Associação 25 de Abril como faz todos os anos, com a excepção do ano passado por ter sido cancelado". 

Numa resposta assinada por Vasco Lourenço, a Associação explicou que "tendo em conta a situação de excepcionalidade e de limitações relacionadas com a saúde pública que vivemos, tem que restringir a participação no Desfile que decorrerá na Avenida da Liberdade, às organizações que constituem esta Comissão Promotora (…)"

O Volt Portugal considera "incompreensível esta atitude" que diz ser "contrária aos valores de Abril". De recordar que as organizações que constituem a Comissão Promotora incluem o PS, BE, PCP, CGTP e UGT, que assim podem participar, excluindo todos os outros partidos e organizações.

"O pretexto da pandemia não pode ser usado para excluir organizações das celebrações, mas deve sim exigir rigor nos seus preparativos. A revolução foi feita para libertar Portugal e todos os portugueses de uma ditadura e proporcionar uma democracia com partidos de vários quadrantes. Excluir partidos da festa da democracia não respeita o espírito da revolução dos cravos", sublinha o Volt Portugal na mesma nota. 

Não aceitando a decisão da Comissão Promotora do Desfile, o partido afirma que "estará presente" no Marquês de Pombal, às 15h00, para descer a Avenida da Liberdade, "com todos os cuidados sanitários, com as devidas distâncias físicas e com todos os membros presentes com máscaras". 

Comissão acusada de tentar impedir IL de participar no desfile

A Iniciativa Liberal (IL) acusou ontem a comissão promotora do desfile do 25 de Abril de tentar impedir o partido de participar nas comemorações, pretendendo os liberais organizar o seu próprio desfile no mesmo dia e local. 

Em comunicado, a IL recorda que "participa nas comemorações do 25 de Abril na Avenida da Liberdade, em Lisboa, desde 2018, após se ter formalizado como partido", mas que este ano "vê a Comissão Promotora do evento a tentar impedir essa participação".

"Porque a liberdade não tem donos, a Iniciativa Liberal mantém o objetivo de celebrar o dia da Liberdade desfilando no dia 25 de Abril na Avenida da Liberdade com ponto de encontro marcado para as 15h00 na Rotunda do Marquês de Pombal", anunciou. 

Para a IL, as comemorações do 25 de Abril "não são exclusivas dos partidos de esquerda, nem de organizações satélites". "Se, cumprindo as diretrizes da DGS, existe a possibilidade de diversas entidades e partidos participarem, não é aceitável que se exclua a Iniciativa Liberal", defendeu.

Recorde-se que a Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou esta terça-feira a realização do desfile comemorativo do 25 de Abril de 1974, tendo em conta a "garantia dada pela organização" do cumprimento das medidas relativas à pandemia da Covid-19.

Leia Também: DGS autoriza (com regras) desfile do 25 de Abril na Avenida da Liberdade

Recomendados para si

;
Campo obrigatório