Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 20º

Orçamento dos Açores para 2021 representa "novo ciclo de progresso"

A líder parlamentar do CDS-PP/Açores Catarina Cabeceiras disse hoje que o Orçamento dos Açores para 2021 é o "primeiro passo" de um "novo ciclo de progresso" da região, destacando as medidas de "justiça social" incluídas no documento.

Orçamento dos Açores para 2021 representa "novo ciclo de progresso"
Notícias ao Minuto

19:04 - 19/04/21 por Lusa

Política CDS-PP/Açores

com a mesma determinação e responsabilidade que os deputados do CDS estão hoje aqui na afirmação de um novo paradigma de políticas públicas e colocando os açorianos e os interesses dos Açores no centro da nossa ação política", declarou Cabeceiras.

E reforçou: "estamos certos que este orçamento é o primeiro passo de um novo ciclo de progresso e desenvolvimento para os Açores e para os açorianos".

A deputada do CDS-PP intervinha hoje na Assembleia Legislativa dos Açores, no Faial, no primeiro dia da discussão do Plano e Orçamento dos Açores para 2021.

Cabeceiras disse que o CDS-PP procurou "desde sempre" promover a "proteção dos mais vulneráveis", procurando "melhorar os cuidados aos idosos" e promover a "justiça social".

Do Plano e Orçamento, a centrista destacou a criação do projeto "Novos Idosos" (de apoio social aos idosos), a implementação do enfermeiro de família e o alargamento da isenção do pagamento de creches até ao décimo escalão.

Catarina Cabeceiras considerou ainda que os documentos estão "inevitavelmente condicionados" pela covid-19, uma pandemia que o executivo e o parlamento açoriano "têm de saber responder".

"Estes são, portanto, um Plano e um Orçamento regional com o qual o CDS se identifica, onde revemos a nossa marca identitária, estando plasmadas propostas e soluções para os problemas dos açorianos que o CDS apresentou para responder eficazmente aos problemas dos açorianos", afirmou.

Apesar de integrar o executivo açoriano, a líder parlamentar realçou que o CDS-PP/Açores não se irá demitir de dar o seu "contributo ativo" quanto às propostas do Plano e Orçamento.

"Esperamos, igualmente, que todos os deputados aqui presentes se mostrem disponíveis para avaliar, com seriedade, as propostas que apresentaremos esta semana, da mesma maneira que o grupo parlamentar do CDS-PP está pronto a considerar as sugestões dos demais", realçou.

Durante esta semana está a decorrer na Assembleia Regional, no Faial, a discussão do Plano e Orçamento dos Açores para 2021, que serão votados na sexta-feira.

Este são os primeiros Plano e Orçamento do Governo Regional liderado pelo social-democrata José Manuel Bolieiro.

O Governo dos Açores, de coligação PSD/CDS-PP/PPM, é suportado no parlamento pelos partidos que integram o executivo e pela Iniciativa Liberal e pelo Chega.

José Manuel Bolieiro tomou posse como presidente do Governo dos Açores em novembro de 2020, terminando com um ciclo de 24 anos de governação do PS na região: de 1996 a 2012 sob a liderança de Carlos César; de 2012 a 2020 com Vasco Cordeiro na chefia do executivo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório