Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º

"Respeito por quem denuncia assédio num ambiente dominado por barões"

Deputadas Joacine Katar Moreira e Isabel Moreira vieram a público agradecer a Sofia Arruda ter revelado o caso de assédio sexual de que foi alvo numa estação de televisão.

"Respeito por quem denuncia assédio num ambiente dominado por barões"
Notícias ao Minuto

10:26 - 19/04/21 por Notícias ao Minuto

Política Assédio sexual

Joacine Katar Moreira recorreu às redes sociais para deixar uma palavra de respeito e agradecimento à atriz Sofia Arruda que, no passado sábado, no programa 'Alta Definição', da SIC, tornou público o caso de assédio sexual do qual foi vítima numa estação de televisão. "Um respeito enorme por quem denuncia o assédio sexual num ambiente institucional/profissional dominado por barões", escreveu a deputada não inscrita.

"Obrigada à Sofia Arruda por abrir a porta a todas nós!", apontou ainda Joacine Katar Moreira, acrescentando: "Espero que o medo seja cada vez menor graças à coragem de algumas mulheres!"

Também Isabel Moreira foi ao Instagram para comentar a partilha de Sofia Arruda. "O movimento #metoo foi e é absolutamente fundamental porque é um movimento de voz. As mulheres sabem o que é não ter voz a todos os níveis e sabem o que é a impotência", começou por escrever.

"Sabemos. Sabemos da impotência da nossa voz. Sabemos do 'mais vale estar calada', porque ninguém vai acreditar em nós. Sabemos do engenho vil do assédio, de como é difícil falar, ser escutada, provar, ser acolhida, ser protegida, ser defendida. É por isso que é fundamental a empatia com o movimento #metoo", acrescentou ainda a deputada pelo PS.

Assim, "é dia de acreditar na Sofia Arruda e de agradecer a sua coragem e de empatizar com o seu sofrimento e de condenar o assédio, que é crime, que é real, que acontece com muito silencio. Por causa dela, mais mulheres estão a expressar-se, a partilhar episódios de assédio no local de trabalho, crimes difíceis de provar, crimes impossíveis de esquecer. Nós sabemos", terminou.

De recordar que a atriz esteve afastada da televisão durante dois anos, explicando, no programa, que, "no seu caso específico foi uma situação muito delicada"

"Eu sabia porque é que não estava a ser escolhida… Nunca falei disto. Foi uma aproximação menos profissional por parte de uma pessoa com muito poder dentro de uma estação de televisão, de uma produtora, que queria uma atenção que não era profissional da minha parte. Tentou que houvesse ali mais alguma coisa. No início não percebi o que é que se estava a passar, achei que era uma questão profissional porque a primeira abordagem foi essa, vamos almoçar e falar do projeto. Esse almoço nunca chegou a acontecer, e ainda bem, porque claramente não era essa a intenção, falar do projeto", contou.

"Quando comecei a ficar mais desconfortável com a situação tive de pegar no telefone e disse que se fosse uma reunião ou um almoço de trabalho a minha agente iria comigo. Se não fosse essa intenção então não haveria qualquer almoço ou jantar. Essa pessoa disse 'ok' e desligou o telefone. Depois, mais tarde, durante as gravações, estava na maquilhagem e a pessoa chegou, agarrou-me no braço e perguntou-me ao ouvido se era a minha última decisão. Eu disse que sim e ele respondeu-me que nunca mais ia trabalhar ali", continuou.

"A maquilhadora teve de me maquilhar o braço porque fiquei com os dedos marcados. Assim que o projeto acabou, o meu nome era proposto e… estive cinco ou sete anos sem trabalhar naquela estação", relatou ainda Sofia Arruda. 

Leia Também: Saiba 10 coisas num minuto sobre... Sofia Arruda

Recomendados para si

;
Campo obrigatório