Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

PS/Açores lamenta falta de verbas para rede viária da Graciosa

O deputado socialista Manuel José Ramos lamentou hoje que as propostas de Plano e Orçamento dos Açores para 2021 "não tenham verbas alocadas para as duas vias importantes" da Graciosa e realçou a importância desses investimentos.

PS/Açores lamenta falta de verbas para rede viária da Graciosa
Notícias ao Minuto

22:39 - 15/04/21 por Lusa

Política Açores

Para o parlamentar eleito pelo círculo eleitoral daquela ilha, "é fundamental que os próximos Planos e Orçamentos regionais disponibilizem recursos financeiros para uma manutenção adequada e beneficiação da rede viária regional da Graciosa, o que, após uma primeira análise aos documentos previsionais, não se verifica".

Citado em nota de imprensa, Manuel José Ramos lamenta que as propostas de Plano e Orçamento "não tenham verbas alocadas para as duas vias importantes da ilha, como é o troço da Estrada Regional n.º 3 -- troço Guadalupe/Santa Cruz -- e o troço da Estrada Regional n.º1, que liga o porto comercial da ilha Graciosa à zona industrial de Santa Cruz".

Os investimentos nessas estruturas são necessários, realça, "pelo volume e características do trânsito que circulam nesses troços e que exigem cuidados redobrados na drenagem de águas pluviais e conservação dos pisos".

O deputado socialista refere ainda que "a rede viária é uma importante infraestrutura para o desenvolvimento da ilha Graciosa e que, mesmo numa altura em que já não havia disponibilidade de fundos comunitários para este tipo de intervenção, o Governo do Partido Socialista concluiu a repavimentação de um importante troço da Estrada Regional n.º 1", entre Limeira e Porto Afonso, "num investimento que ultrapassou um milhão de euros".

"Os Graciosenses, nas urnas, deram o sim ao projeto do Partido Socialista, pelo que se espera que o atual executivo seja capaz de reconhecer, democraticamente e com a humildade que se impõe, as propostas que o PS tem para a ilha Graciosa", acrescenta.

O primeiro Plano e Orçamento do Governo Regional formado em coligação entre PSD, CDS-PP e PPM, e que conta com um apoio de incidência parlamentar do Chega e da Iniciativa Liberal, vai ser discutido e votado na próxima sessão plenária do parlamento açoriano, entre 20 e 23 de abril.

A proposta de Orçamento dos Açores para este ano é de cerca de 1.900 milhões de euros.

Leia Também: Governo dos Açores quer "mesmas oportunidades" para as ilhas europeias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório