Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Autárquicas: PSD e CDS concorrem juntos pela primeira vez em Paredes

O PSD e o CDS-PP de Paredes assinaram hoje um acordo de coligação para as autárquicas deste ano, que os dois partidos consideraram "histórico" por ser a primeira vez que ocorre naquele concelho do distrito do Porto.

Autárquicas: PSD e CDS concorrem juntos pela primeira vez em Paredes
Notícias ao Minuto

16:07 - 14/04/21 por Lusa

Política Autárquicas

"É um acordo histórico e vai render grandes frutos para todos os paredenses", sinalizou o presidente da concelhia social-democrata e candidato à câmara municipal, Ricardo Sousa, em declarações à Lusa.

Os dois partidos nunca concorreram juntos nas autárquicas naquele concelho que chegou a ser governado durante vários mandatos pelo CDS-PP, até às autárquicas de 1993, quando o PSD conquistou a presidência da câmara, que manteve até 2017. Nesse período, os centristas foram sempre oposição aos executivos PSD.

Sobre o atual entendimento com os democratas-cristãos, o dirigente do PSD referiu hoje que os dois partidos "percebem [agora] que o concelho se atrasou nestes últimos quatro anos, de gestão PS" e que, por isso, "foi possível encontrar pontos de convergência que resultaram neste acordo".

O candidato disse ser expetativa da coligação ganhar as eleições.

"Mantemos a ambição a que nos habituamos", referiu, numa alusão ao período de governação municipal do PSD interrompido em 2017 com a vitória do socialista Alexandre Almeida, atual presidente da câmara.

Ricardo Sousa destacou que no acordo não está prevista a distribuição de lugares, indicando que as pessoas para os diversos órgãos autárquicos serão escolhidas de acordo com a sua competência.

O líder local do CDS-PP, José Miguel Garcês, também destacou o caráter histórico do momento, reforçando que o acordo de coligação nunca passou pela escolha de nomes.

"Queremos afirmar um projeto conjunto entre os dois partidos, cuja maior proximidade ideológica permite a construção de um projeto com uma base necessária e com um desígnio fundamental, que é colocar o concelho de Paredes no lugar que merece e é seu por direito natural", afirmou.

No concelho de Paredes, o PS tem cinco mandatos na câmara municipal e o PSD tem quatro.

O CDS-PP não tem assentos no executivo há vários mandatos, mas em 2017 elegeu um deputado municipal.

Em Paredes, além do candidato da coligação PSD/CDS-PP, só é conhecido oficialmente o candidato do Nós Cidadãos, Manuel Pinho.

Leia Também: Rio afirma ser desejável que Regiões excluam Chega de coligações

Recomendados para si

;
Campo obrigatório