Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

PSD quis, mas Esquerda rejeita debate de petição com 32 assinaturas

Um deputado do PSD, Hugo Carneiro, propôs hoje que uma petição com 32 assinaturas, a defender o voto por correspondência nas presidenciais dos emigrantes, seja apreciada pelo plenário do parlamento, mas a proposta deverá ser chumbada.

PSD quis, mas Esquerda rejeita debate de petição com 32 assinaturas
Notícias ao Minuto

14:09 - 14/04/21 por Lusa

Política Petição

O debate na comissão de Assuntos Constitucionais, hoje de manhã, prolongou-se por quase uma hora, com os partidos de esquerda, PCP, BE e PS, a lembrarem que o número mínimo de assinaturas para isso acontecer é de 7.500, e que admitir agora a possibilidade é "abrir uma caixa de Pandora", na expressão do deputado comunista António Filipe.

Hugo Carneiro justificou a proposta de ultrapassar essa regra das 7.500 assinaturas com a "importância social" do assunto da petição e com o disposto na lei que permite o debate em plenário se for aprovado um parecer "devidamente fundamentado", tendo em conta "interesses em causa, a sua importância social, económica ou cultural e a gravidade da situação".

E até citou o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que se referiu à questão da forma de voto dos portugueses residentes no estrangeiro.

"Se o apelo do senhor Presidente da República, dando voz aos portugueses, não é suficiente para este parlamento discutir, o que será então?", afirmou o deputado social-democrata, recordando que o voto por correspondência é permitido para as eleições legislativas.

António Filipe, do PCP, foi o primeiro a falar e a lançar os argumentos por, se se aceitar o debate em plenário de uma petição, isso vai "criar um precedente" dado que "anula" a lei que "obriga a 7.500 assinaturas".

Pedro Delgado Alves, do PS, seguiu a mesma linha de argumentação, juntando a ideia de a Constituição "estabelece regimes diferenciados para atos eleitores diferentes".

"Não é capricho ou acidente, foi devidamente acautelada pelo legislador", disse.

José Manuel Pureza, do BE, alinhou pela mesma opinião quanto à questão das assinaturas e apontou o "contraste" desta posição do PSD, dado que foi este partido a aumentar de 4.000 para 7.500 o número de subscritores para uma petição ser discutida em plenário.

À direita, o CDS, através de Telmo Correia, também manifestou dúvidas, apontou a mesma crítica por Hugo Carneiro pertencer ao partido que aumentou o número de assinaturas e anunciou que iria abster-se.

Com esta tomada de posições, o relatório teria como destino o "chumbo", mas o PS pediu o adiamento da votação e sugeriu que a alínea a propor que a petição suba a plenário fosse votada em separado do parecer.

Tratando-se de uma questão formal, Hugo Carneiro aceitou transformar parte do parecer em opinião pessoal, dado que esta parte não é votada.  

O PSD tem pendente um projeto de lei sobre o voto por correspondência nas presidenciais dos emigrantes.

Leia Também: PS e PSD querem acordo na lei eleitoral autárquica

Recomendados para si

;
Campo obrigatório