Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

PCP recomenda ao Governo que use PRR para valorizar aeroporto de Beja

O PCP hoje criticou a "total ausência de vontade política" para a "utilização" do aeroporto de Beja e recomendou ao Governo que mobilize "os recursos financeiros necessários" para valorizar a infraestrutura, nomeadamente do Plano de Recuperação e Resiliência.

PCP recomenda ao Governo que use PRR para valorizar aeroporto de Beja
Notícias ao Minuto

17:33 - 13/04/21 por Lusa

Política Aeroporto de Beja

"O Aeroporto de Beja não deve ser visto como um problema, mas sim como parte da solução. O investimento, de alguns milhões de euros, já foi feito e, desde que criem as condições necessárias, o projeto tem 'pernas para andar'", defendeu hoje à agência Lusa João Dias, deputado do PCP eleito por Beja.

João Dias e os outros nove deputados do grupo parlamentar do PCP subscrevem um projeto de resolução sobre a necessidade de aproveitamento do Aeroporto de Beja "nas suas diversas dimensões e potencialidades", já entregue na Assembleia da República.

No documento, enviado à Lusa, os comunistas recomendam ao Governo que "valorize o Aeroporto de Beja no âmbito do sistema aeroportuário nacional, aproveitando todos os seus recursos e potencialidades" e que "mobilize os recursos financeiros necessários" para o conseguir.

Segundo o PCP, estas verbas podem ser provenientes do aproveitamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), do novo Quadro Financeiro Plurianual ou através da utilização de verbas do Orçamento do Estado.

O projeto de resolução sugere também ao executivo do PS a criação de "uma intermodalidade de serviços e transportes" que conjugue "as valências rodoviária, ferroviária e aérea", contemplando a modernização e eletrificação da ferrovia e a conclusão da construção do Itinerário Principal (IP) 8.

De acordo com os deputados, "o desaproveitamento do Aeroporto de Beja tem dado azo a manobras demagógicas e de ataque ao projeto ou de silêncio cúmplice, que escondem sempre os responsáveis por não se usufruir" do equipamento.

O aeroporto alentejano "tem condições excecionais", mas "o que na verdade impede" que seja aproveitado "é a total ausência de vontade política para a sua utilização", criticam os deputados do PCP.

A este fator, continuam, "não é alheio o processo que, entretanto, decorreu de privatização da ANA que entregou nas mãos da multinacional francesa Vinci Airports a gestão da rede de aeroportos, com base nos critérios do lucro e não do desenvolvimento do país e do território".

"Quem tem responsabilidade governativas não pode continuar a permitir que o investimento público ansiado e promotor do desenvolvimento, possa ser transformado num problema", porque "o que lhe falta é vontade política para o concretizar", insistem.

No projeto de resolução, entre outros fatores, os comunistas recomendam ainda ao Governo que "potencie a estratégia integrada da aeronáutica, carga, parqueamento, manutenção e passageiros" no aeroporto.

O aeroporto de Beja, que custou 33 milhões de euros e resulta do aproveitamento civil da Base Aérea n.º 11, cumpre hoje 10 anos de operação. O voo inaugural, rumo à ilha do Fogo, em Cabo Verde, realizou-se em 13 de abril de 2011.

Leia Também: Aeroporto de Beja. Empresa Mesa pode triplicar funcionários em dois anos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório