Meteorologia

  • 08 MAIO 2021
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Edição

"José Sócrates está morto politicamente"

Ana Gomes garante que o PS não tem medo dos ataques do antigo primeiro-ministro. "É para o lado que o PS dorme melhor e, em particular, o primeiro-ministro", defende a socialista.

"José Sócrates está morto politicamente"

Ana Gomes analisou, este domingo, no seu habitual espaço de comentário político, na SIC Notícias, a decisão da fase de instrução da Operação Marquês e, principalmente, as atitudes e palavras de José Sócrates, após saber que não seria pronunciado por 25 dos 31 crimes de que estava acusado pelo Ministério Público.

Para a socialista, o antigo primeiro-ministro apenas se aproveitou  da polémica decisão da fase de instrução para deixar no ar a hipótese de um possível regresso, porque, na verdade, defendeu Ana Gomes, “José Sócrates está morto politicamente”.

Confrontada com a promessa, feita pelo antigo governante, de ataques ao PS, a comentadora garantiu que “é para o lado que o PS dorme melhor e, em particular, o primeiro-ministro, António Costa, até agradece”.

Sobre as palavras de José Sócrates à saída do tribunal, em que o antigo primeiro-ministro praticamente ignorou que vai responder por seis crimes, Ana Gomes salientou que tudo não passa de uma estratégia de defesa.

“Falta de lata e falta de escrúpulos nunca foram problema dele e é exatamente isso que ele faz ao criar essa narrativa. Embora tenha sido isentado de procedimento criminal pelo juiz Ivo Rosa em relação a algumas acusações, [José Sócrates] foi declarado, pelo mesmo juiz, como um corrupto que mercadejou o cargo e que vai a julgamento pelos crimes de branqueamento de capitais, que é branqueamento de dinheiro sujo, de proveniência ilícita e, neste caso, tendo na base os crimes de corrupção”, relembrou a comentadora.

Recorde-se que, em maio de 2018, José Sócrates entregou o cartão de militante e abandonou o PS depois do incómodo assumido por vários dirigentes socialistas face ao processo Operação Marquês.

Na passada sexta-feira, 25 dos 31 crimes dos quais o antigo primeiro-ministro estava acusado acabaram por cair na decisão instrutória, da responsabilidade do juiz Ivo Rosa. De acordo com o magistrado, os crimes de corrupção já tinham prescrito.

Leia Também: Decisão foi "arrasadora para o Ministério Público", destaca Ana Gomes

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório