Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Operação Marquês: "É um sistema doente. Não podemos continuar assim"

Carlos Moedas sublinhou que foi dado "como comprovado" que José Sócrates "é corrupto", no âmbito do processo da Operação Marquês.

Operação Marquês: "É um sistema doente. Não podemos continuar assim"
Notícias ao Minuto

15:41 - 11/04/21 por Notícias ao Minuto

Política Carlos Moedas

Carlos Moedas deixou, ontem, severas críticas à decisão instrutória do processo da Operação Marquês, conhecida na passada sexta-feira. 

"Um sistema que dá como comprovado que um ex-primeiro-ministro é corrupto, mas não o condena enquanto tal, é um sistema doente", defendeu o candidato social-democrata à Câmara Municipal de Lisboa nas próximas eleições autárquicas, numa mensagem partilhada nas redes sociais. 

Mais, para o ex-comissário europeu é urgente dar início a uma reforma judicial no país. "Não podemos continuar assim. É a nossa democracia que está em causa", alertou. 

O juiz Ivo Rosa decidiu que José Sócrates, inicialmente acusado de 31 crimes, vai a julgamento por três crimes de branqueamento de capitais e três de falsificação de documentos, os mesmos pelos quais Carlos Santos Silva está pronunciado.

Dos 28 arguidos do processo, ficaram pronunciados apenas cinco, tendo sido ilibados, entre outros, os ex-líderes da PT Zeinal Bava e Henrique Granadeiro, o empresário Helder Bataglia e o ex-administrador do Grupo Lena Joaquim Barroca.

Dos 189 crimes imputados pela acusação, num processo que começou a ser investigado em 2013, só 17 vão a julgamento, mas o procurador Rosário Teixeira, responsável pelo inquérito, já anunciou que ia apresentar recurso da decisão para o Tribunal da Relação de Lisboa nos próximos 120 dias.

Leia Também: Da inocência ao PS, o novo livro de Sócrates: "A política ama a traição"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório