Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Independentes. "Confusão está instalada e tudo isto é uma palhaçada"

Um artigo de opinião assinado por Joaquim Jorge, biólogo, fundador do Clube dos Pensadores e Matosinhos Independente.

Independentes. "Confusão está instalada e tudo isto é uma palhaçada"
Notícias ao Minuto

16:09 - 09/04/21 por Notícias ao Minuto

Política Artigo de opinião

"Depois de o PS e o PSD aprovarem uma alteração à lei autárquica, à pressa, em julho de 2020, sendo promulgada pelo PR, o PS tem dado indicações sensatas para alterar esta lei. 

Contudo, veio agora a CNE querer obrigar independentes e subscritores a declararem militância partidária.

Já não chegava as alterações impostas, agora mais uma acha para a fogueira. A confusão está instalada e tudo isto é uma palhaçada sem pés nem cabeça. Quando a lei estiver aprovada, estaremos próximo das eleições, com pouco tempo para os independentes as prepararem.

A CNE é uma identidade que pouco faz, limita-se a dizer que o juiz é que decide, não passa de um mero organismo consultivo. O seu poder de decisão é zero. 

Qualquer cidadão pode assinar uma propositura sendo independente ou militante. Assim como qualquer cidadão pode assinar para a formação de um partido sendo independente ou militante.

Nem todos os militantes concorrem em listas numa eleição autárquica. Se um militante de um partido for na lista do partido é que se torna incompatível, pois assinou uma propositura e depois vai concorrer contra esse movimento que ajudou a criar. De outro modo não.

Há muita gente que assinou para legalizar um partido e depois concorreu por outro partido e nunca houve incompatibilidade. Uma coisa é permitir que se possa concorrer, outra coisa bem diferente é apoiar ou porventura concorrer por esse movimento. Como um partido pode incorporar independentes, um movimento também pode incorporar militantes que não concorram por outra lista.

Parece que ser independente é uma heresia, um crime ou sacrilégio. Ser independente, pensar pela sua cabeça, não estar coagido e não ter de estar alinhado com um partido, é muitíssimo digno e distinto.

Ser independente é não ser 'jotinha', não estar à espera de favores, de um emprego e mover-se por interesses por vezes obscuros.

Corrupção, oportunismo, clientelismo, endogamia, desperdício, nepotismo, ignorância, ineficácia, sigilo, arrogância e estupidez. Estes são os adjetivos que se ouvem por todo o lado, atribuídos à nossa classe política e aos partidos.

O prestígio de uns e de outros desce dia a dia aos olhos dos cidadãos. Esta temática dos independentes eleva ao que há de mais alto cinismo na vida política.

Permite-se que independentes possam concorrer a eleições, mas depois são tantos entraves, tantas complicações, tanta confusão para os banir. 

Seria mais correto, claro, direito, justo e preciso dizer-se: permitimos que independentes possam concorrer, mas queremos vê-los pelas costas.

Os partidos deixaram de ser mediadores entre a sociedade civil e o Estado."

Recomendados para si

;
Campo obrigatório