Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Jorge Coelho. Governo da Madeira recorda "homem de firmeza na decisão"

O Governo da Madeira manifestou hoje o seu pesar pela morte do antigo ministro Jorge Coelho, considerando-o "um homem de firmeza na decisão" e destemido em "assumir as causas que considerava justas".

Jorge Coelho. Governo da Madeira recorda "homem de firmeza na decisão"
Notícias ao Minuto

12:57 - 08/04/21 por Lusa

Política Óbito

"Era homem de firmeza na decisão e não tinha medo de assumir as causas que considerava justas", lê-se na nota de pesar distribuída pelo executivo madeirense de coligação PSD/CDS, liderado pelo social-democrata Miguel Albuquerque.

A nota refere que "é este ilustre português que o Governo Regional recorda, sublinhando os relevantes serviços por ele prestados em nome do país".

"O executivo madeirense endereça à família enlutada, neste momento de grande tristeza, os mais sinceros pêsames e associa-se à sua dor", afirma.

O Governo da Madeira recorda que Jorge Coelho iniciou a sua vida política em 1969, em Viseu, opondo-se ao regime fascista, e, "mais tarde, seria um dos fundadores da União Democrática Popular, antes de se filiar no Partido Socialista, em 1982".

Também lembra que "ocupou vários cargos governativos, com destaque para as funções de ministro", e "desempenhou ainda altas funções no setor privado", tendo sido também comentador televisivo.

Natural de Mangualde, no distrito de Viseu, Jorge Coelho morreu na quarta-feira, aos 66 anos, na sequência de um ataque cardíaco fulminante, quando se encontrava na Figueira da Foz, Coimbra.

Jorge Coelho foi ministro de três pastas nos governos de António Guterres: ministro Adjunto, ministro da Administração Interna e ministro da Presidência e do Equipamento Social.

A partir de 1992, com Guterres na liderança, foi secretário nacional para a organização, contribuindo para a vitória eleitoral dos socialistas nas legislativas de outubro de 1995.

Leia Também: Jorge Coelho: Da esquerda radical a ministro sorridente

Recomendados para si

;
Campo obrigatório