Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Aumento da testagem? "Não se vê nenhum reforço significativo"

Moisés Ferreira acusa o Governo de não cumprir com os constantes anúncios de aumento da testagem no país.

Aumento da testagem? "Não se vê nenhum reforço significativo"
Notícias ao Minuto

17:21 - 06/04/21 por Notícias ao Minuto

Política Moisés Ferreira

Moisés Ferreira, deputado do Bloco de Esquerda (BE), criticou, esta terça-feira, a falta de testagem à população no âmbito do combate à Covid-19 no país.

"Olhando para a evolução da testagem não se vê nenhum reforço significativo (à exceção do epifenómeno da testagem à comunidade educativa na altura da reabertura das escolas)", apontou o bloquista, numa reflexão partilhada nas redes sociais. 

Para o parlamentar, excluído este "pico" na testagem, "os valores tenderam para os números mais baixos desde meados de janeiro". 

Mas as críticas de Moisés Ferreira não se ficam por aqui. No mesmo texto, o deputado sublinhou ainda que o primeiro-ministro anunciou hoje, "pela enésima vez, que o Governo irá intensificar a testagem" e deixou várias perguntas a António Costa:

"Por que é que não o fez ainda? Por que é que não o fez depois de tantas vezes que o anunciou? Por que é que não o fez nas atividades que nunca pararam (e que, segundo o Governo, serão aquelas onde se registam surtos)? Por que é que não o fez como medida essencial para acompanhar as medidas de desconfinamento?", atirou. 

O primeiro-ministro, esta terça-feira, anunciou um reforço da testagem em massa nos concelhos em risco, após ter estado reunido por videoconferência com os autarcas dos sete municípios que registam mais de 240 casos de Covid-19 por 100 mil habitantes, designadamente, Alandroal, Carregal do Sal, Moura, Odemira, Portimão, Ribeira de Pena e Rio Maior.

Mostrando-se preocupado com a velocidade de transmissão das infeções de Covid-19 nas escolas, António Costa informou também que está já em curso um reforço da testagem e um alargamento da vigilância nos estabelecimentos de ensino. 

Leia Também: Concelhos em risco. Plano segue, mas "fiscalização será reforçada"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório