Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Timor: Ferro Rodrigues expressa solidariedade e "profunda consternação"

O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, manifestou hoje solidariedade ao seu homólogo timorense pelas consequências das cheias e a disponibilidade do parlamento português para colaborar na retoma da atividade normal do parlamento de Timor-Leste.

Timor: Ferro Rodrigues expressa solidariedade e "profunda consternação"
Notícias ao Minuto

18:15 - 05/04/21 por Lusa

Política Cheias

De acordo com uma nota colocada no site da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues endereçou hoje à tarde uma carta ao presidente do Parlamento Nacional da República Democrática de Timor-Leste, Aniceto Guterres Lopes, através da qual transmitiu solidariedade e "profunda consternação", em seu nome e do parlamento português.

"Acompanho, com grande preocupação, a situação que se vive em Timor-Leste, em resultado das chuvas intensas que, desde há dias, se têm sentido e das trágicas consequências que estas têm comportado para vários municípios do país, muito em especial para Díli, causando a morte de dezenas de cidadãos e um número ainda indeterminado de feridos, bem como a destruição de muitas habitações e infraestruturas, incluindo estradas e pontes, a par de outros avultados prejuízos materiais", refere a missiva.

A segunda figura do Estado acrescenta que estas cheias poderão ainda trazer "dificuldades acrescidas" no combate à covid-19 em Timor-Leste.

"No momento em que a prioridade está no apoio às famílias das vítimas e no realojamento dos milhares de timorenses afetados pelas inundações, quero transmitir a Vossa Excelência a mais profunda solidariedade, bem como a disponibilidade da Assembleia da República em colaborar com o Parlamento Nacional da República Democrática de Timor-Leste em tudo quanto seja necessário para a retoma da sua normal atividade", acrescenta Ferro Rodrigues.

O presidente do Parlamento português manifesta ainda, em seu nome e da Assembleia da República, as condolências ao seu homólogo timorense e às famílias das vítimas.

Segundo os últimos dados do Governo timorense, as cheias que assolaram Timor-Leste neste fim de semana causaram pelo menos 27 mortos em todo o país e mais de sete mil desalojados em Díli.

Responsáveis do Governo e das várias estruturas de emergência estiveram reunidos de urgência no Centro Integrado de Gestão de Crise (CIGC) para analisar os danos causados pelas cheias, que arrastaram casas, destruíram estradas e várias outras estruturas.

Entre as prioridades definidas nessa reunião alargada, liderada pelo CIGC, está o apoio à evacuação das zonas mais afetadas e ao realojamento de centenas de famílias afetadas pelas inundações, em vários pontos da cidade.

Leia Também: UE em "apoio total" e disposta a prestar "mais assistência" a Timor

Recomendados para si

;
Campo obrigatório