Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

PSD Viseu lamenta "perda irreparável" para a comunidade

A Comissão Política Distrital do PSD de Viseu considerou hoje uma "perda irreparável" para a comunidade a morte do presidente da Câmara da capital de distrito, António Almeida Henriques.

PSD Viseu lamenta "perda irreparável" para a comunidade
Notícias ao Minuto

12:35 - 04/04/21 por Lusa

Política Almeida Henriques

"Almeida Henriques deu um grande contributo para a política local, regional e nacional", sublinha a estrutura partidária, em comunicado, acrescentando que o autarca social-democrata "deixa uma lacuna enorme" também no associativismo empresarial.

A distrital do PSD refere que partiu "um companheiro e amigo de muitas lutas, desafios e causas", mas que "fica a memória de um homem bom, justo e empreendedor".

"Ficamos todos mais pobres, porque nos deixa um dos nossos melhores", sublinha, endereçando as condolências aos familiares e amigos.

Almeida Henriques, que era presidente da Câmara Municipal de Viseu desde 2013, morreu hoje, aos 59 anos, vítima de complicações respiratórias decorrentes da covid-19.

Durante a manhã, várias autarquias manifestaram o seu pesar pela morte do autarca social-democrata, que era também vice-presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses.

O município vizinho de Tondela sublinha que Almeida Henriques teve "uma vida dedicada à causa pública" e anuncia para segunda-feira um dia de luto municipal, em que colocará a bandeira a meia haste.

"O seu desaparecimento precoce deixa em todos um grande sentimento de consternação, sendo à família e amigos que endereçamos os mais sentidos pêsames, bem como a todos os viseenses", refere, em comunicado.

Também o município do Fundão lamenta a morte do autarca social-democrata, lembrando que, enquanto presidente do Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro, "teve um papel preponderante no reforço da rede das Associações Comerciais da Região Centro e no desenvolvimento da Associação Comercial e Industrial do Concelho do Fundão".

"A nossa gratidão pela luta permanente pelo tecido empresarial da nossa região", sublinha.

A autarquia do distrito de Castelo Branco recorda ainda que Almeida Henriques esteve, enquanto secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional, "num dos processos mais duros de sempre com Bruxelas na negociação do atual Programa Portugal 2020 em pleno período da 'troika'".

Enquanto presidente da Câmara de Viseu, o município do Fundão realça "a agenda comum da inovação e das cidades inteligentes" e, por isso, agradece a forma como estiveram "lado a lado por novos paradigmas para o poder local".

Também a Câmara de Leiria emitiu um comunicado, associando-se "ao luto e à dor sentida pela comunidade viseense, família e amigos mais próximos".

A Câmara de Viseu decretou luto municipal a partir de hoje, durante três dias.

Leia Também: Almeida Henriques: Autarquia decreta três dias de luto a partir de hoje

Recomendados para si

;
Campo obrigatório