Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

PCP quer que Governo condene "política de ocupação" da Palestina

O PCP instou hoje o Governo a delinear uma política "clara e coerente de defesa dos direitos" da população da Palestina, nomeadamente na "condenação da política de ocupação" perpetrada por Israel.

PCP quer que Governo condene "política de ocupação" da Palestina
Notícias ao Minuto

23:38 - 30/03/21 por Lusa

Política Palestina

Em comunicado, os comunistas consideraram que a "política de ocupação, colonização e repressão de Israel constitui uma flagrante violação dos direitos do povo palestiniano e do direito internacional".

Por isso, o PCP instou o Governo de Portugal a "empreender uma política clara e coerente de defesa dos direitos do povo palestiniano, no respeito pelos imperativos constitucionais e pelas pertinentes resoluções da ONU que os consagram".

Por isso, urge da parte do executivo liderado pelo socialista António Costa "uma inequívoca condenação da política de ocupação israelita e dos seus crimes e o reconhecimento do Estado da Palestina, com Jerusalém Leste como capital".

O PCP também exigiu a "libertação dos milhares de presos políticos palestinianos encarcerados nas prisões israelitas, incluindo crianças, dirigentes políticos e deputados" do Conselho Legislativo Palestiniano.

Os comunistas reafirmam a "solidariedade ao povo palestiniano e à sua luta heroica contra a ocupação e pela concretização dos seus direitos nacionais, designadamente com a constituição de um Estado da Palestina soberano, viável e independente nas fronteiras de 19672", refere a nota.

A administração dos Estados Unidos da América, liderada pelo democrata Joe Biden, também é criticada pelo PCP, que "reafirmou a decisão ilegal de reconhecer Jerusalém como capital de Israel, assumindo como seu o nefasto e provocatório legado da administração [do republicano Donald] Trump".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório