Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Pedro Barra Fernandes é o candidato do CDS a Pedrógão Grande

O cabeça de lista do CDS-PP à Câmara de Pedrógão Grande nas eleições autárquicas deste ano é o arquiteto Pedro Barra Fernandes, que quer desenvolver o concelho e ajudar a população, disse hoje o próprio à Lusa.

Pedro Barra Fernandes é o candidato do CDS a Pedrógão Grande
Notícias ao Minuto

18:52 - 29/03/21 por Lusa

Política Autárquicas

"O concelho precisa de políticas de desenvolvimento e de pensar, sobretudo, na população, sejam os idosos ou os mais novos", afirmou Pedro Barra Fernandes, de 45 anos e militante do CDS-PP.

O candidato, filho do ex-presidente do município Mário Fernandes, primeiro presidente eleito após a Revolução de 25 de Abril de 1974, adiantou que aceitou o desafio porque quer que "a população seja dignificada" e "defender os direitos" desta.

Por outro lado, Pedro Barra Fernandes justificou a decisão com o facto "de se identificar com os valores do partido".

"Tenho a certeza de que o CDS tem uma equipa bastante trabalhadora no sentido de defender a população acima de tudo", declarou.

O cabeça de lista salientou que uma das prioridades passa por "cuidar dos idosos, que têm sido esquecidos e não têm os apoios que deveriam ter".

Ainda ao nível da população, Pedro Barra Fernandes apontou a necessidade de "captar jovens para Pedrógão Grande, que está a ficar despovoado".

"Temos alunos que saem da Escola Tecnológica e Profissional [da Zona do Pinhal] e acabam por sair do concelho porque não existem ofertas de trabalho", observou, considerando que o concelho no norte do distrito de Leiria "está aquém de responder a esta realidade", que passa por "fidelizar, captar jovens".

Para Pedro Barra Fernandes, "havendo uma oferta mais válida [de emprego] no concelho, os jovens poderiam aqui ficar".

"Somos privilegiados em termos de localização, mas estamos desprovidos de ofertas de empresas", exemplificou, referindo ainda a importância do turismo, setor onde "o concelho tem muito a dar, mas ao nível de alojamento precisam-se respostas".

"O turismo tem sido colocado de parte", resumiu o cabeça de lista.

O candidato centrista, que nas últimas autárquicas integrou a lista do PSD à câmara como independente e em lugar não elegível, destacou ainda ser "urgente que se olhe para a reflorestação do concelho com cuidado, para se prevenirem futuras tragédias", numa alusão aos incêndios de junho de 2017.

Nas últimas eleições autárquicas, em 2017, o PS, liderado por Valdemar Alves, conquistou a Câmara de Pedrógão Grande, ao alcançar três de cinco mandatos. Nas eleições anteriores, em 2013, o autarca tinha encabeçado a lista do PSD, que obteve três de cinco mandatos.

A concelhia do PS aprovou este mês a recandidatura de Valdemar Alves, que está envolvido em processos judiciais relacionados com os incêndios de 2017.

"Em relação aos processos judiciais, os órgãos competentes é que têm de decidir", comentou Pedro Barra Fernandes.

Já o PSD candidata à Câmara de Pedrógão Grande o economista António Lopes.

O concelho de Pedrógão Grande contava com 3.410 habitantes em 2019, segundo as estimativas anuais da população residente do Instituto Nacional de Estatística.

Leia Também: Autárquicas. Sónia Vidal candidata pelo PSD em Soure

Recomendados para si

;
Campo obrigatório