Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

"A CDU está pronta a assumir, em Lisboa, todas as responsabilidades"

João Ferreira apresentou, esta segunda-feira, a candidatura à Câmara Municipal de Lisboa.

"A CDU está pronta a assumir, em Lisboa, todas as responsabilidades"
Notícias ao Minuto

17:29 - 29/03/21 por Notícias ao Minuto

Política Autárquicas

O comunista João Ferreira apresentou, esta segunda-feira, a candidatura à Câmara Municipal de Lisboa (CML), nas eleições autárquicas que se realizam este ano.

Durante a apresentação, que decorreu no  Museu de Lisboa, o candidato da CDU, que é também vereador da autarquia lisboeta, garantiu que a coligação está "pronta" a assumir todas as responsabilidades municipais da capital, ao contrário do que aconteceu até agora.

"A CDU está pronta a assumir, em Lisboa, todas as responsabilidades", afirmou, assegurando que "todos podem contar" com os comunistas, ao contrário do que, advertiu o também eurodeputado, aconteceu "nos últimos 20 anos" em que "Lisboa não conheceu gestão municipal que não fosse ou do PSD e CDS ou do PS".

"20 anos passados, há uma distância abismal entre a Lisboa que temos e a Lisboa que queremos", salientou, acrescentando que a candidatura da CDU, que tem "a honra de encabeçar", quer "mobilizar a força, a vontade, a energia, a experiência, o conhecimento e a criatividade" para vencer esta distância.

João Ferreira sublinhou, durante a conferência de apresentação da candidatura, que a pandemia tem vindo a expor as "fragilidades e os problemas da cidade" e afiança que a "persistência dos seus efeitos" vai depender da resposta dada.

"Este é um tempo que torna mais evidente a necessidade de erguemos em bases renovadas uma governação democrática capaz de assegurar uma cidade viva, bela e justa", disse o candidato, acrescentando que só a CDU "é e será espaço de convergência de todos os que se reveem nesta urgência, de todos os que não desistem de lutar pelo direito à cidade".

"Ninguém esperará ver na CDU bengala para apoio a políticas, a opções ou a orçamentos que são globalmente lesivos do interesse da cidade", realçou ainda, sem descartar a possibilidade de ajudar a formar uma maioria de esquerda na CML.

"Nestas eleições, o voto útil é aquele que contribuiu para encontrar respostas para os problemas que Lisboa enfrenta", avançou o candidato da CDU, destacando a especulação imobiliária, a sobreposição do interesse privado ao interesse público e as desigualdades no acesso à habitação, ao emprego, à mobilidade, aos serviços públicos, à cultura, ao desporto e ao lazer.

O executivo da Câmara de Lisboa é atualmente composto por oito eleitos pelo PS (no qual se incluem os Cidadãos por Lisboa), um do BE (que tem um acordo de governação do concelho com os socialistas), quatro do CDS-PP, dois do PSD e dois da CDU.

Recorde-se que João Ferreira foi, sucessivamente, cabeça de lista da CDU às europeias em 2014 e 2019, candidato à Câmara de Lisboa em 2013 e em 2017, e concorreu com o apoio dos comunistas e Verdes às presidenciais de janeiro.

Nas presidenciais, onde ficou à frente da candidata do Bloco de Esquerda, Marisa Matias, subiu de 3,95% para 4,32%.

Leia Também: João Ferreira substituído por João Pimenta Lopes no Parlamento Europeu

Recomendados para si

;
Campo obrigatório